Fórum Navegar debate a década do Oceano no Ceará
Por Redação 085 - Conexão085
O evento híbrido Fórum Navegar acontecerá, a partir das 14h na terça-feira (12). O encontro debaterá, entre outros temas, a década do Oceano no Ceará. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas.
Através de sessões temáticas, o evento promoverá debates, partilha de conhecimentos e experiências locais, nacionais e internacionais, e inspirar ações concretas e inovadoras voltadas para a sustentabilidade oceânica. O evento conta com o apoio do APSV Advogados, Qair Energy, Astor BFA, HL Soluções Ambientais e CETREDE e apoio institucional da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará.
Também será oportunidade para promover a importância da preservação dos oceanos e seus ecossistemas e a economia sustentável do mar. O Navegar é inspirado na temática da Conferência da Década do Oceano, que se realizará entre os dias 10 e 12 de abril, em Barcelona. O Ceará teve importante participação durante a Conferência do Oceano realizada em 2022, na cidade de Lisboa.
AGENDA:
RECEPÇÃO, RODA DE CONVERSA E ABERTURA (14h00 às 15h00)
Objetivo: Networking entre os diversos atores convidados e fortalecer a formação de um ecossistema de cultura, ciência e economia do mar. Preliminarmente à discussão dos temas do Fórum, será realizada uma sessão de abertura com a fala de algumas das lideranças presentes.
DÉCADA DO OCEANO – VISÃO 2030 (15h00 às 16h00)
Objetivo: Debate sobre os aspectos fundamentais da cultura oceânica e dos desafios para se alcançar a Visão 2030 da Década do Oceano (10 minutos cada apresentação):
- Ciência e Soluções para um Oceano Limpo, Saudável e Resiliente. Desafios 1, 2 e 5 – Poluição, Ecossistemas e Clima. (Farol: Monique Tayla, BlueKeepers)
- Ciência e Soluções para uma Economia Oceânica Sustentável e Resiliente. Desafios 3, 4 e 6 – Economia Oceânica Sustentável, Alimento Azul Sustentável e Comunidades Resilientes. (Farol: Felipe Matias, Cientista Chefe de Economia do Mar do Estado do Ceará )
- Ciência e Soluções para um Oceano Seguro e Previsível. Desafios 6, 7 e 8 – Observações, Dados e Previsão/Sistemas de Alerta Precoce. (Farol: Eduardo Fontenele, Núcleo de Estudos em Economia do Mar – NEMA, UFC)
- Um Oceano Inspirador e Engajador para Todos. Desafios 9 e 10 – Desenvolvimento de Capacidades, Alfabetização Oceânica, Conhecimento Indígena e Local e Patrimônio Cultural. (Farol: Patrícia Furtado, Fundadora Acqua Mater)
EXPERIÊNCIAS AZUIS NO CEARÁ (16h00 às 17h00)
Objetivo: Apresentação de ações concretas e inovadoras no Ceará ligadas à temática oceânica (10 minutos cada apresentação).
- Turismo Costeiro (Farol: Yrwana Guerra, SETUR)
- Pesca Artesanal (Farol: Beto Gradvohl, CS Economia do Mar)
- Cultivo de Algas e Ecoturismo (Farol: Stefany Pereira, BlueC)
- Transição Energética e Economia do Mar (Farol: Gustavo Silva, Qair Energy)
EXPERIÊNCIAS AZUIS INTERNACIONAIS (17h00 às 18h00)
Objetivo: Partilha de experiências internacionais para promover insights sobre a nossa experiência e potencialidades locais. (10 minutos cada apresentação).
- Canada’s Ocean Super Cluster (Farol: Marcos Miranda, Discovery Centre International (Canadá))
- Implementando a Missão Européia “Restaurar o nosso Oceano e Águas até 2030” nas bacias do Atlântico e do Ártico, (Farol: José Luiz Moutinho, Aircentre (Portugal))
- Hypercluster de Economia do Mar em Portugal (Farol: Miguel Carvalho Marques, Consultor Internacional (Portugal)).
- Amazônia Azul Digital (Farol: Célio Fernando, Astor BFA (Brasil))
- Energy Observer Experience (Farol: Nathalia Bernardo, Otimista (Brasil))
5 SENTIDOS (IMAGEM, SONS E SABORES DO OCEANO) (18h00 às 19h00)
Curadoria: Instituto Winds for Future e Elephant Coworking
Objetivo: uma seleção de experiências conectadas ao Oceano.
12 de março de 2024 às 9:00