Página Interna

Fortaleza sedia encontro latino-americano sobre pesca sustentável

Acontece nos próximos dias 2 e 3 de dezembro, no Marina Park, em Fortaleza, a 7ª Reunião Ordinária da Aliança Latino-americana da Pesca Sustentável, uma aliança estratégica entre entidades representativas de países latino-americanos, em torno de temáticas relacionadas com a pesca e aquicultura sustentáveis.

O evento tem foco na sustentabilidade, na importância da atividade pesqueira a nível global, na geração de empregos e renda, e na segurança alimentar. O primeiro dia será aberto ao público, e contará com a presença do Secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Jorge Seif, e altos representantes do Governo Estadual.

Alguns fatores que pesaram na indicação da capital cearense como sede dessa reunião foram a vocação marítima do Ceará, enraizada em sua história e cultura; o engajamento do governo estadual no desenvolvimento sustentável; e o constante amadurecimento das indústrias e produtores locais no manejo pesqueiro responsável, com destaque ao potencial de recursos como lagostas e atuns.

Sobre a reunião

No encontro, serão abordados assuntos como gerenciamento espacial marinho; tecnologias de monitoramento e geração de dados ambientais, sociais e econômicos; desenvolvimento e aplicação de tecnologias e materiais de menor impacto ambiental; e adoção de princípios de reciclagem e de economia circular.

Estarão presentes lideranças setoriais pesqueiras do México, El Salvador, Equador e Chile, e, no formato híbrido, o evento também vai contar com apresentações de representantes de outras entidades membro de nossa região, além da Europa e Global.

O Brasil é representado pelo Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura (CONEPE), que tem entre seus associados o Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca no Estado do Ceará (Sindifrio), ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e o Sindipesca CE-PI, que representa os armadores, ou donos de embarcações pesqueiras.

Topo Logo

Apoio e patrocinio