Fortaleza se torna cidade-irmã de Xiamen, na China
Por Redação - Conexão085
A Prefeitura de Fortaleza assinou, na sexta-feira (12), acordo de cidade-irmã com a cidade de Xiamen, na China. Desde 2021, as duas cidades já haviam assinado uma carta de cooperação nas áreas de cultura, educação, saneamento e inovação. A assinatura do acordo marca um avanço na relação entre as duas cidades, tendo como objetivo criar mecanismos de cooperação e intercâmbio cultural, social e econômico.
Segundo o presidente da Câmara dos Municipal de Fortaleza (CMfor), relatou que o novo marco na relação diplomática entre as duas cidades pode trazer, além das trocas comerciais e sociais, experiências do desenvolvimento econômico chinês para Fortaleza.
“Xiamen é uma cidade muito importante da China, ela conta um porto muito imponente, o dobro da população de Fortaleza e com uma economia bastante desenvolvida e pungente. Já temos intenções de fortalecer nossas parcerias sociais e culturais, mas, sobretudo, de aproveitarmos a oportunidade para trazer as experiências do desenvolvimento de Xiamen para Fortaleza. Nossa cidade tem crescido e somos, atualmente, o maior PIB do Nordeste, então também temos a intenção de levar nossas experiências para lá”, comentou Gardel Rolim, presidente da CMfor.
Com a assinatura do termo de cidades-irmãs, as duas cidades concordam em realizar esforços conjuntos visando igualdade social, benefício mútuo e promover contatos governamentais e interpessoais. Um outro objetivo do acordo é também contribuir no desenvolvimento da parceria dos Brics no Centro de Inovação dos Brics para a Nova Revolução Industrial (PartNIR), sediado em Xiamen. Os departamentos de relações exteriores de ambas as partes serão os responsáveis por coordenar os esforços de cooperação.
Huang Wenhui, prefeito de Xiamen, pontuou que o avanço nas relações entre Fortaleza e a cidade chinesa são importantes não apenas no nível municipal, mas que reflete também o momento diplomático mais próximo entre Brasil e China.
“A China e o Brasil são duas das maiores nações com economias em desenvolvimento. Nosso objetivo é continuar trabalhando conjuntamente para aproximar nosso comércio, economia, cultura e educação. Estamos em uma nova era nas relações diplomáticas entre os dois países e, assim como Fortaleza, Xiamen foi sede de uma Cúpula dos Brics e isso certamente traz um papel especial a estas cidades”, defendeu Wenhui.
“Atualmente, as atuações e cooperações do Brasil e da China, em diversos setores, mostram novas oportunidades de integração para nossos povos. Xiamen e Fortaleza são vistas como cidades Brics, por ambas terem sediado encontros da Cúpula, marcando essas cidades como pólos importantes da relação sino-brasileira. Xiamen abriga, hoje, o Centro de Inovação dos Brics para a Nova Revolução Industrial (PartNIR), então é também importante para o intercâmbio de ciência, tecnologia e informação entre os dois países”, reforçou Wang Ke, cônsul geral adjunto da China,
Sobre Xiamen
Fundada em 282, Xiamen é uma cidade portuária localizada no litoral da província de Fujian, na costa sudeste da China. Com uma população de 5 milhões de pessoas, a cidade é um dos símbolos do sucesso econômico do país oriental. A indústria da cidade é composta em 49% indústria terciária (serviços financeiros), 50% secundária (eletrônicos, máquinas), 1% primária (agricultura).
A ilha de Guliangyu, localizada em Xiamen, é tombada como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A região, que possui cerca de 20 mil habitantes, é famosa por sua arquitetura, que carrega influências do estilo colonial e do movimento art déco.
15 de maio de 2023 às 13:07