Fortaleza lança Rota da Cachaça para estimular o turismo de experiência na Capital
Por Redação - Conexão085
![](https://conexao085.com.br/wp-content/uploads/2022/04/conexao-085-rota-da-cachaca.jpg)
Nesta quarta-feira (20), a Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) lança a Rota da Cachaça Fortaleza, um novo roteiro para fomentar o turismo de experiência na Capital. Os participantes poderão conhecer também a história e curiosidades sobre a bebida, que é uma das mais populares do Brasil.
A Rota da Cachaça Fortaleza oferece a moradores e turistas um programa que reúne a degustação de diferentes tipos do destilado harmonizados com petiscos regionais.
Em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE), o projeto visa fomentar o turismo gastronômico e cultural de Fortaleza e integra uma série de roteiros de experiências na cidade que serão lançados ao longo de 2022 pela Setfor.
Taiene Righetto, presidente da Abrasel-CE, acredita que a nova rota vai movimentar não só o turismo, mas também a engrenagem de bares e restaurantes da cidade. Segundo ela, esse projeto “promove a riqueza da nossa gastronomia e das cachaças, inclusive aquelas produzidas no Ceará”, afirma.
A opção por investir em roteiros de experiências está ligada à mudança de perfil dos turistas, que cada vez mais querem vivenciar o destino, ao invés de consumi-lo de forma superficial e padronizada.
“Ele [o turista] quer mais: quer viver experiências que gerem recordações inesquecíveis, como um mergulho na gastronomia e na cultura locais, por exemplo, que é o que estamos oferecendo com a Rota da Cachaça”, explica Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza.
Quarta da Cachaça
Além de rótulos clássicos, produzidos de forma industrial e armazenados em tonéis de inox, as degustações contemplam cachaças armazenadas nas madeiras mais largamente utilizadas para o envelhecimento da bebida, como jamburana, bálsamo e carvalho, dentre outras.
Inicialmente, cinco estabelecimentos de diferentes bairros de Fortaleza integram a Rota da Cachaça: Arupempa/Complexo Pirata, Cantinho do Frango, Embaixada da Cachaça, Giz Cozinha Boêmia e Raimundo do Queijo.
Às quartas-feiras, os estabelecimentos que integram a rota estão disponíveis para fornecer informações sobre as cachaças que fazem parte do seu cardápio. O grupo vem participando de uma série de workshops sobre a história da bebida.
Copos colecionáveis
Quem consome um dos combos oferecidos também recebe de brinde um copinho com a marca da Rota da Cachaça e do estabelecimento que visitou. Ao todo, são cinco modelos de copo, ideal para colecionadores.
Embora tenha sido pensada para funcionar às quartas-feiras, quando os estabelecimentos terão um profissional disponível para dar informações sobre as cachaças oferecidas, a Rota da Cachaça pode ser feita também nos outros dias da semana, de acordo com os horários de cada local participante.
A diferença é que o cliente pode não conseguir tirar suas dúvidas sobre o destilado. Além disso, a Rota da Cachaça Fortaleza pode ser feita de acordo com o gosto do freguês: em grupo, sozinho, toda ela em um só dia ou ao longo de vários dias. O importante é viver a experiência.
19 de abril de 2022 às 12:08