Fortaleza é selecionada para treinamento em inovação de universidade norte-americana
Por Redação - Conexão085
Fortaleza é uma das 13 cidades no mundo selecionadas pelo Bloomberg Centro de Inovação Pública, da Universidade Johns Hopkins (EUA), para o programa Innovation Training. Durante um ano, técnicos e gestores da cidade receberão uma capacitação com consultoria, treinamento e troca de experiências voltadas para a inovação em políticas públicas.
Além da capital cearense, foram selecionadas Birmingham, Bloomington, Charleston, Cincinnati, Kalamazoo, Pueblo e Orlando, nos Estados Unidos; Calgary, no Canadá; Dublin e Limerick, na Irlanda; Varsóvia, na Polônia; e Maceió, no Brasil.
“Cada cidade tem que apresentar um tema e a Citinova apresentou, em nome de Fortaleza, o programa Fortaleza Cidade Limpa, para que a gente possa aprofundar cada um dos projetos e desenhá-los com essa perspectiva de inovação, ouvindo todos os atores envolvidos, inclusive aqueles que historicamente estão excluídos do processo”, explica o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia.
O programa, que tem duração de um ano e será sem custo, vai oferecer um currículo de inovação de última geração, que ensina a abordagem de inovação pública por meio de estudos de caso, palestra, experiência prática e compartilhamento; aplicação da abordagem de inovação ao problema escolhido; e relacionamento com uma rede de suporte composta por cidades com programas de inovação bem sucedidos no mundo.
“Do combate à Covid-19 ao aumento de moradias populares, sabemos que os métodos de inovação fazem uma enorme diferença na capacidade de prefeitos, líderes municipais e seus funcionários de atender melhor aos moradores”, disse Amanda Dalfos, diretora executiva do Bloomberg Centro de Inovação Pública, da Universidade Johns Hopkins.
Equipe de inovação de Fortaleza
A Citinova coordena o programa em Fortaleza, que também conta com a participação dos seguintes órgãos da Prefeitura: Secretaria da Gestão Regional (Seger), Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor).
Bloomberg Centro de Inovação Pública da Universidade Johns Hopkins
O Bloomberg Centro de Inovação Pública da Universidade Johns Hopkins trabalha para promover a inovação do setor público em todo o mundo, combinando práticas de ponta com pesquisas de classe mundial para transformar a cultura do governo, fornecer resultados excepcionais para os residentes e inspirar confiança no serviço público.
Estabelecido em 2021 com uma contribuição de US$ 43 milhões da Bloomberg Philanthropies, o Centro é uma fonte de recursos de última geração, treinamento e pesquisa que ajuda os líderes da cidade e seus funcionários a atender às crescentes necessidades dos moradores e melhorar a cultura do governo por meio da inovação.
29 de abril de 2022 às 9:00