Fortaleza é a sexta cidade do país com maior produção de energia solar

Por Redação 085 - Conexão085

Foto: Pexels

O mais recente levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), divulgado nesta terça-feira, 25, coloca Fortaleza como a sexta cidade do país com maior produção de energia solar, com 227 megawatts de potência instalada. No Nordeste, a capital cearense fica atrás apenas de Teresina (PI).

O diretor da Sunplena Energia, Lucas Melo, avalia o cenário no estado como promissor. Ele destaca o que tem levado ao crescimento da instalação de energia solar nas residências e projeta as perspectivas em outros segmentos da matriz energética. “Nos últimos dois anos e meio, o mercado como um todo está em constante crescimento. Sem dúvida, um dos motivos para esse crescimento é a maior oferta dos insumos do kit solar, que em sua maioria vêm da Ásia. O excedente da produção dos materiais está fazendo com que as empresas comercializem os produtos a preços menores, especialmente os painéis solares e o inversor”, explica.

Outro fator apontado pelo especialista em energia solar é o maior acesso ao crédito para a aquisição do sistema fotovoltaico. “Além dessa maior oferta, a população tem enxergado que a energia solar proporciona maior conforto e economia para a família. Se você colocar na ponta do lápis, o abatimento na fatura de energia já paga o financiamento”, detalha Lucas.

Segundo o Banco do Nordeste (BNB), somente no Ceará, nos últimos cinco anos, foram financiados mais de R$ 97,7 milhões com recursos do FNE Sol para residências, em 2,9 mil operações. Em 2024, foram contratados R$ 7,5 milhões para viabilizar mais de 270 projetos de geração de energia limpa. Levantamento da plataforma Meu Financiamento Solar revela que, no primeiro trimestre do ano, a classe C já representou 45% da demanda de crédito para a instalação de painéis solares. O financiamento subsidiado do governo, com recursos do FNE, viabiliza a aquisição com baixa taxa de juros e prazos de pagamento facilitados

Perspectivas com o Hub de Hidrogênio Verde

O Ceará é um dos estados com maior potencial para a transição energética. Já são 37 memorandos de entendimento de grandes empresas que pretendem se instalar no estado para trabalhar com hidrogênio verde. Para o especialista em energia solar, diversos setores serão beneficiados com essa expansão.

“O Hub de Hidrogênio Verde vem para impulsionar uma ampla gama de negócios. Ele não apenas fomentará a própria indústria de hidrogênio verde, mas também beneficiará setores como a construção civil, hotelaria e metalurgia, entre outros. Todos esses setores precisarão de energia. No entanto, o hidrogênio verde, a princípio, não está sendo previsto para atender a demanda de energia desses negócios que farão parte do hub. Para serem sustentáveis, esses empreendimentos precisarão gerar sua própria energia ou adquirir energia por meio de contratos de fornecimento, e a energia solar entra como fator competitivo para essas oportunidades que irão surgir”, afirma Melo.

29 de junho de 2024 às 9:00

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens

Apoio e patrocinio