Fortaleza é a cidade mais inteligente do Brasil, revela ranking da Urban Systems
Por Redação - Conexão085
A Capital Cearense conquistou a primeira colocação no eixo Tecnologia e Inovação, sendo considerada a cidade mais inteligente do Brasil, e ficou em segundo entre as cidades do Nordeste na avaliação de todas as categorias, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2022. A cidade também figura na quarta posição no eixo Empreendedorismo.
Na avaliação final, o primeiro lugar na classificação geral do Ranking 2022 ficou com a cidade de Curitiba, o segundo foi para Florianópolis e, na terceira colocação, figura São Paulo. O Centro de Convenções Frei Caneca sediou a 8ª edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility. A edição 2022 do estudo contou com 75 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.
O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2022 – estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta –, mapeia todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes e foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.
O resultado foi apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.
“A Plataforma Connected Smart Cities desempenha há oito anos um papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação. Assumimos como propósito colaborar no processo de tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas“, destacou a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, Paula Faria.
Números
A capital cearense, que já havia registrado alto índice de velocidade média das conexões na edição anterior (126,4 mbps), registrou em 2022 o índice de 631,5 mbps de velocidade média nas conexões residenciais. A cidade contou ainda com oito operadoras do serviço e 100% da população coberta por sinal de 4G na cidade. Em relação aos profissionais, 4,95% estão empregados no setor TIC (tecnologia, informação e comunicação), enquanto 8,3% no setor de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).
De acordo com relatório do MCTIC, Fortaleza conta com três Parques Tecnológicos e oito incubadoras de empresas, criando um ambiente propício para o desenvolvimento empreendedor e tecnológico. A cidade registrou no ano passado, crescimento de 0,32% no número de empresas de tecnologia, período em que a maior parte das cidades analisadas apresentou decréscimo (fechamento de empresas). Possui, ainda, diversos data centers, inclusive de grande porte, como o Angonap da Angola Cables e o recém inaugurado Big Lobster da V.tal.
O município conta com 81,2% dos empregos formais no setor privado, demonstrando um dinamismo econômico, e registrou nota 9,9 na Escala Brasil Transparente. Com necessidade de melhorar seus indicadores de saneamento atrelados ao eixo de Meio Ambiente, a cidade conta com leis urbanísticas recentes, buscando um ordenamento do solo mais consciente e inteligente.
Vencedores por eixo temático
O primeiro lugar em Urbanismo foi para Santos; Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo; Meio Ambiente: Balneário Camboriú; Empreendedorismo: Curitiba; Economia: São Paulo; Tecnologia e Inovação: Fortaleza; Saúde: Belo Horizonte; Educação: São Caetano do Sul; Segurança: São Caetano do Sul, e Governança: Balneário Camboriú.
*Com informações do Portal IN
21 de fevereiro de 2023 às 14:23