Fortaleza é a 1º cidade do Nordeste e 3º do Brasil que mais investe em áreas verdes, segundo Tree Cities of the World 2023

Por Redação - Conexão085

Foto: Prefeitura de Fortaleza

A capital cearense conquistou certificação Cidade Árvore do Mundo, que reconhece esforços internacionais para cultivar e manter áreas verdes urbanas. Na semana em que se comemora o Dia da Árvore, Fortaleza foi premiada pelo segundo ano consecutivo com o certificado de Cidade Árvore do Mundo (Tree Cities of the World), que reconhece os esforços internacionais para cultivar e manter áreas verdes urbanas.

No ano de 2023, apenas 159 centros urbanos em várias partes do mundo foram selecionados para participar dessa iniciativa. Desse total, 34 são do Brasil, e Fortaleza está em primeiro lugar entre as cidades do Nordeste, sendo também a terceira no Brasil, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e de Goiânia.

Para obter o reconhecimento de Cidade Árvore do Mundo, Fortaleza demonstrou seu compromisso e atendeu aos cinco requisitos do programa: estabelecer responsabilidade pelo cuidado das árvores, definir regras e alocar recursos para o manejo florestal, manter um inventário atualizado e realizar uma celebração anual das árvores para educar os munícipes.

De acordo com Luciana Lobo, titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), foram plantadas, em 2022, aproximadamente 38 mil árvores, um número que quase dobrou em 2023, chegando a 72 mil. “A importância desse programa reside no fato de que as árvores e áreas verdes desempenham um papel fundamental na melhoria do ambiente urbano. Elas reduzem a poluição do ar, fornecem sombra, minimizam altas temperaturas, contribuem para a saúde mental e física das pessoas e ainda promovem a biodiversidade e o embelezamento do cenário”, destaca.

26 de março de 2024 às 17:00

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens

Apoio e patrocinio