Fortaleza deve ter mais de 70% de ocupação hoteleira nas férias
Por Redação - Conexão085
As férias de junho e julho geralmente é um período de grande movimentação na cidade de Fortaleza. As praias, o sol, a hospitalidade, a culinária e a infraestrutura da cidade são características que costumam chamar atenção dos turistas, que elegem a capital cearense como destino prioritário.
Prova disso é que a cidade, mais uma vez, é a cidade brasileira mais procurada para as férias de julho, de acordo com a plataforma de buscas Decolar. O levantamento foi realizado com base na procura por passagens aéreas no site e app da Decolar para viagens realizadas de 1º a 31 de julho de 2023. Nos primeiros cinco lugares do ranking nacional, aparecem ainda Rio de Janeiro (2º), Porto Alegre (3º), Recife (4º) e Salvador (5º).
Com isso, a cidade deve registrar mais de 70% de ocupação hoteleira nas férias de 2023. A projeção é da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE).
“Estamos otimistas quando à projeção, muito embora não seja um número exato. Hoje estamos com vendas em alta e a expectativa é muito boa, principalmente para que junho as vendas aumentem ainda mais visando o mês seguinte, cuja movimentação geralmente é muito boa na capital e no interior, sobretudo nos locais de veraneio”, disse o presidente da ABIH-CE, Régis Medeiros.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Taiene Righetto, o setor deve efetivar 5 mil novos postos de trabalho nas férias. “As últimas férias não tiveram o movimento esperado, mas as contratações devem ocorrer na segunda quinzena do mês de junho. Se for um bom movimento, é possível que o setor absorva essa mão de obra”.
O secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, destaca o trabalho que vem sendo feito de plano de marketing turístico para promover a cidade.
“Estamos trabalhando no maior plano de marketing turístico que a cidade já teve, com um grande investimento na promoção do destino no Brasil e no exterior. Em cada local que vamos, mostramos todo o potencial de Fortaleza, em workshops, feiras e seminários, levando nossos atrativos para um grande número de pessoas, especialmente operadores e agentes de viagem. Ser a cidade brasileira mais procurada por turistas para as férias de julho é também fruto de todo esse trabalho que vem sendo feito, além de outros deveres de casa que temos feito na Prefeitura”, destaca o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.
Movimento maior
Na direção do potencial da cidade para receber turistas nestas férias em 2023, o Aeroporto de Fortaleza está na terceira posição entre os equipamentos com mais voos programados para as férias de julho deste ano. Os dados são da Latam. A companhia elencou os destinos brasileiros mais buscados pelos passageiros para o período e Fortaleza ficou atrás apenas de Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Ao todo, estão programados quase sete mil voos de/para as localidades do ranking, em 37 rotas domésticas e internacionais que devem transportar cerca de 900 mil passageiros. Em relação a junho de 2023, a companhia informa que irá operar 156 voos extras de/para estas cidades.
Na avaliação da secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, o posicionamento do principal terminal aéreo do estado no ranking comprova a importância do hub cearense para o país. “Além do potencial com bons atrativos, para se tornar competitivo um destino turístico tem que contar com um excelente aeroporto e uma malha aérea capaz de atender a demanda dos turistas. E essa notícia comprova que o Ceará atende bem isso, por isso é um dos locais mais buscados em feriados e períodos que as pessoas mais gostam de turistar”.
Fonte: O Estado Ce
14 de junho de 2023 às 15:58