Página Interna

Filme cearense ‘Pacarrete’ vence 8 prêmios no 20º GP do Cinema Brasileiro

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais premiou, no último domingo (28), os vencedores do 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em cerimônia virtual transmitida ao vivo pela TV Cultura. O filme cearense “Pacarrete”, que conta a história de uma bailarina aposentada de Russas, foi o grande vencedor da noite, com 8 estatuetas, incluindo o voto popular de Melhor Filme.

O longa-metragem de Allan Deberton concorria em 15 categorias, e foi consagrado vencedor pelos sócios da Academia nas de Melhor Longa-Metragem Comédia, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção De Arte, Melhor Maquiagem e Melhor Trilha Sonora.

Marcélia Cartaxo, que interpreta a protagonista Pacarrete, também foi premiada Melhor Atriz, e João Miguel levou Melhor Ator Coadjuvante, por sua interpretação como o dono de bar e melhor amigo Miguel. Junto de ‘Boca de Ouro’, de Daniel Filho, ‘Pacarrete’ era o longa com maior número de indicações. Os vencedores receberão o Troféu Grande Otelo em suas casas, depois da premiação.

Pacarrete

Lançado em 2020, o filme fala de uma professora de dança aposentada, que vive no Russas, interior do Ceará. Rigorosa e ranzinza, ela vive limpando a calçada e brigando com quem passa por ela. Seu grande sonho é estrelar um balé para a população local durante a grande festa da cidade, que está prestes a acontecer.

Ela tenta convencer a prefeitura de seu show, mas a falta de interesse da população em geral por espetáculos do tipo logo se torna um grande oponente. O filme está disponível para streaming no Telecine Play, e também pode ser comprado ou alugado digitalmente no YouTube, Now, Looke, Google Play, Apple TV e VivoPlay.

Além do GP do Cinema, ‘Pacarrete’ foi o grande vencedor do 47º Festival de Gramado, também com oito estatuetas, e conquistou o público com exibições especiais durante o 29º Cine Ceará. O longa cearense ainda venceu sete categorias no Festival Sesc Melhores Filmes, em votação de público e da crítica.

As 15 indicações de ‘Pacarrete’ no 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

[VENCEU] Melhor Longa-Metragem Comédia: Allan Deberton Por Deberton Filmes
[VENCEU] Melhor Atriz: Marcélia Cartaxo Como Pacarrete
[VENCEU] Melhor Ator Coadjuvante: João Miguel Como Miguel
[VENCEU] Melhor Roteiro Original: Allan Deberton, André Araújo, Natália Maia E Samuel Brasileiro
[VENCEU] Melhor Direção De Arte: Rodrigo Frota
[VENCEU] Melhor Maquiagem: Tayce Vale
[VENCEU] Melhor Trilha Sonora: Fred Silveira
Melhor Longa-Metragem Ficção: Allan Deberton Por Deberton Filmes
Melhor Primeira Direção De Longa-Metragem: Allan Deberton
Melhor Atriz Coadjuvante: Soia Lira Como Maria E Zezita Matos Como Chiquinha
Melhor Direção De Fotografia: Beto Martins
Melhor Figurino: Chris Garrido
Melhor Montagem Ficção: Joana Collier
Melhor Som: Márcio Câmara, Cauê Custódio E Rodrigo Ferrante

Topo Logo

Apoio e patrocinio