Página Interna

Filhotes de tartarugas verdes em risco de extinção nascem na Praia do Cumbuco

Os 83 filhotes nasceram no último dia 14, no local conhecido como Pico das Almas. Foto: Divulgação.

Um novo ciclo de vida marinha teve início neste mês de abril na praia do Cumbuco, no município cearense de Caucaia, que foi o berçário para o nascimento de 83 tartaruguinhas da espécie Chelonia mydas, popularmente conhecidas como Tartarugas Verdes, que correm risco de extinção.

Os filhotes nasceram no último dia 14, no local conhecido como Pico das Almas. O trabalho de mapeamento e acompanhamento dos ninhos foi feito pelo Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) em parceria com o grupo INTERPESCA, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Segundo o engenheiro de pesca e gerente de orla do IMAC, Thiago Menezes, após 62 dias da desova, de um total de 157 ovos, 83 tartaruguinhas nasceram, um percentual de eclosão relativamente baixo, de aproximadamente 53%.

“Os ovos precisam de um ambiente mais quente para eclodir. Esse índice de nascimento é compreensível, tendo em vista que o fator determinante para desenvolvimento embrionário é a temperatura, e estamos no período chuvoso com dias bem nublado”, pondera Thiago.

O IMAC tem se dedicado a acompanhar e registrar a fauna costeira do município. Com essa iniciativa, é possível monitorar o meio ambiente no litoral e tomar atitudes de proteção e preservação do ambiente marinho.

“Vale ressaltar que a tartaruga ao escolher o ninho leva em consideração um ambiente limpo, saudável e equilibrado. Por isso, ter tartarugas nascendo nas praias da Caucaia significa que nosso litoral é um ambiente equilibrado e adequado para o desenvolvimento da vida marinha”, destaca o gerente de orla.

Período de desova

De acordo com o IMAC, a temporada de reprodução das tartarugas vai de setembro a março. De janeiro até o momento, foram registrados no litoral caucaiense, que tem 30,8 km de extensão, pelo menos 19 ninhos de tartarugas entre as praias do Icaraí e Barra do Cauípe.

O Serviço de Monitoramento da fauna costeira de Caucaia recomenda que pessoas que avistarem ninhos de tartaruga entrem em contato com a ouvidoria do IMAC, pelo Whatsapp (85) 99784-5339, enviando foto do ninho e localização.

Topo Logo

Apoio e patrocinio