Filhos da Pandemia: startup promove saúde mental e faz o ano inteiro ser “Amar.Elo”

Por Redação 085 - Conexão085

Aleks Mesquita, CEO e fundador da Amar.Elo, Juliana Gurgel, CMO, e Lorena Soares, psicóloga e COO, durante o Startup Summit 2022. Foto: Reprodução/Linkedin.

Na segunda reportagem da série especial “Filhos da Pandemia”, em homenagem ao início do mês dedicado à conscientização sobre saúde mental, o Conexão 085 destaca a Amar.Elo, empresa cearense que promove ambientes corporativos emocionalmente sustentáveis.

Colecionadora de prêmios e oportunidades de aceleração, a startup surgiu em um contexto no qual a busca por tratamento psicológico teve que se reinventar, e quando, mais do que nunca, as pessoas precisaram desse apoio e acolhimento.

Em meio ao luto e sofrimento da pandemia, uma equipe de empreendedores e psicólogos viu uma oportunidade de ajudar a sociedade, tornando o cuidado com a saúde mental acessível a cada vez mais pessoas. É o que conta Aleks Mesquita, CEO e fundador da Amar.Elo.

“Nós nascemos de um projeto interno do Hospital Nosso Lar, onde surgiu a ideia de levar nossa experiência para fora do hospital e criar uma ação que pudesse, naquele momento de pandemia, oferecer cuidado e atenção em saúde mental para quem precisava. Nosso primeiro objetivo foi esse”, conta.

A ideia nasceu em agosto de 2020 e o primeiro teste de validação da empresa foi o “Setembro Amarelo Digital”, que ofereceu escutas terapêuticas gratuitas online. “Fizemos a escuta de 45 pessoas por videoconferência. Bastava ter um telefone celular e, do outro lado, profissionais do hospital faziam esse atendimento”, detalha o CEO.

Após um teste bem sucedido, a empresa continuou sua jornada de crescimento, mas não sem esbarrar em diversas dificuldades impostas pela pandemia, especialmente durante o segundo semestre de 2020, como relata Aleks Mesquita.

“Era muito difícil você conseguir rodar um projeto novo, porque todo mundo estava imbuído em se manter vivo, em resolver os problemas que naquele momento tinham dentro de uma unidade de saúde. Mas a gente continuou tentando montar esse projeto e transformá-lo em um negócio que pudesse oferecer um serviço à sociedade”, conta.

Pé no acelerador

Em março de 2021, a empresa percebeu que precisaria criar um impacto ainda maior para poder observar a adesão da população a esse serviço de tratamento online, que deixou de ser a escuta terapêutica e se voltou para a psicoterapia e atendimento psiquiátrico em telemedicina.

Em abril, foi lançado o projeto “Amar.Elo Saúde Mental – 90 Dias Cuidando de Você”, três meses de atendimento gratuito com 14 psicólogos, sendo quatro psiquiatras. Ao todo, foram feitos 3.363 atendimentos com 1.984 pessoas. “Então a gente entendeu que era possível, que existia uma demanda muito forte no mercado”, explica o fundador.

No final de maio de 2021, ainda com muitas restrições da pandemia, a empresa recebeu o convite para o processo de seleção do BS Innovation HUB, que lançava sua primeira rodada de aceleração. “E aí, durante o segundo semestre de 2021, nós transformamos aquilo que era um simples projeto de impacto em um negócio”.

A partir de agosto daquele ano, a Amar.Elo começou a diversificar seus serviços e, além de vender terapia online diretamente para as pessoas, passou a atuar no modelo que se tornou o propósito da empresa: transformar o ambiente de trabalho em um lugar emocionalmente sustentável para os colaboradores.

Atuando no presente e para o futuro

A partir do momento que uma empresa contrata a Amar.Elo, inicia-se um processo baseado em análise, educação e cuidado com a psicoterapia. Primeiro, eles analisam o ambiente de trabalho, por meio de testes de rastreio, e em seguida começa a etapa educacional.

“Fazemos toda a educação através da nossa plataforma Amar.Elo Academy, que tem quase 50 horas de conteúdo em áudio e vídeo, além de material escrito sobre saúde mental e emocional. E também tem a terapia online. Estamos chegando em agosto de 2022 batendo mais de 6 mil terapias realizadas”, detalha o CEO.

Atualmente, a empresa conta com uma carteira de 28 clientes, e mais de 4 mil pessoas com acesso aos serviços. Além disso, a Amar.Elo passou por diversas acelerações nacionais, como o Inovativa Brasil e o BID ao Cubo – Norte e Nordeste, do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

“No ano passado, uma grande vitória da empresa foi passar para a aceleração do StartupCE, terminando a edição 2021 do programa em 3º lugar entre 50 startups. Assim como ficamos em 1ª lugar na classificação inicial da Inovativa Brasil. Entre quase 500 startups do país, tivemos a maior pontuação”, Aleks fala com orgulho.

Completando dois anos de atuação, a Amar.Elo segue no propósito de impactar cada vez mais pessoas, trabalhando a saúde mental o ano inteiro, e não apenas em setembro. Isso porque, ainda que a pandemia da Covid-19 esteja no fim, ela deixa como sequela para a sociedade uma nova pandemia de saúde mental, especialmente no que se refere ao ambiente de trabalho.

Aleks Mesquita lembra que o distanciamento, o luto e os afastamentos por doença afetaram colaboradores e instituições. “Então a gente está aqui para isso, contribuir com as empresas e pessoas para que elas consigam se reconstituir e ter sua saúde emocional firme para que possam crescer, viver e produzir durante muitos anos”, finaliza o empresário.

Filhos da Pandemia

A série “Filhos da Pandemia” tem a proposta de destacar os empreendedores do Ceará que, apesar das inúmeras adversidades impostas pela Covid-19, conseguiram fazer nascer e crescer seus “filhos”: suas empresas.

Quem tiver interesse em falar sobre a trajetória da sua empresa que surgiu na pandemia, manda um direct pra gente em @conexao085oficial ou coloca nos comentários, iremos avaliar todos até o fim do período da ação.

O Conexão 085 se compromete com o apoio a novas marcas e iniciativas de empreendedorismo no Ceará.

4 de setembro de 2022 às 15:53

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens

Apoio e patrocinio