FII IMMOBINVEST estreia na B3 e marca nova fase para o mercado imobiliário de Fortaleza
As vantagens do novo fundo vão além da segurança jurídica
Por Redação 085 - Conexão085
CONNECT IMÓVEIS | O mercado imobiliário cearense dá um passo histórico com a estreia do Fundo de Investimento Imobiliário (FII) IMMOBINVEST na B3, a Bolsa de Valores brasileira. O fundo é o primeiro do Norte e Nordeste totalmente voltado para operações de permuta de terrenos por unidades a serem construídas no local, modelo que alia segurança e alta rentabilidade. Idealizado pela Lopes Immobilis, o IMMOBINVEST é gerido pelas empresas Astor Capital e Baobá Capital, e administrado pela VOTX, uma das maiores gestoras de fundos imobiliários do país. A iniciativa representa a profissionalização de uma prática antiga do setor: a permuta de cotas de terreno, agora sob a regulação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
De acordo com Ricardo Bezerra, sócio-diretor da Lopes Immobilis, o fundo simboliza um avanço para o mercado regional. “Trata-se da profissionalização das operações de permuta. É um fundo imobiliário, totalmente regulado pela CVM, gerido por empresas qualificadas e com governança corporativa, que atua como o investidor na aquisição do terreno para o Incorporador”, explica. Em troca, o Fundo receberá unidades imobiliárias que serão erguidas no referido terreno, da mesma forma do que acontece com as operações de cotas, tradicionais. Segundo ele, esse tipo de operação “pode dobrar o capital investido” quando bem estruturada, mantendo-se como o padrão de mercado em permutas.
As vantagens do novo fundo vão além da segurança jurídica. Bezerra destaca que o diferencial a segurança em investir o capital em algo totalmente regulado por instituições sérias, sólidas, transparentes e profissionais. “Depois, tem a questão do valor do investimento que pode ser mínimo, se comparado a uma operação tradicional de cota de terreno”, pontua. Além disso, há ainda a isenção fiscal, própria de fundos imobiliários.
Inicialmente focado em operações na Região Metropolitana de Fortaleza, o IMMOBINVEST não tem limitação territorial, podendo atuar em qualquer cidade do Brasil. Bezerra acrescenta que está no radar do IMMOBINVEST uma futura expansão de negócios pelo Nordeste, com grandes parceiros. “O negócio é ficar atento a essas oportunidades”, conclui o empresário.
7 de novembro de 2025 às 9:00











