Fevereiro Laranja: Ceará lidera cadastros para doação de medula óssea no Norte-Nordeste
Por Redação - Conexão085
O segundo mês do ano, chamado de Fevereiro Laranja, é dedicado à conscientização das pessoas sobre os sintomas e tratamento da leucemia. O câncer do sangue pode surgir em qualquer pessoa, em qualquer idade, porém é mais comum em crianças. O estado do Ceará tem o maior número de pessoas cadastradas para doação de medula óssea entre as regiões Norte e Nordeste.
Segundo o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), até o mês de dezembro foram cadastradas mais de 219 mil pessoas como possíveis doadores. A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.
Existem diversos tipos de leucemia, sendo os principais: Leucemia Mieloide Aguda; Leucemia Mieloide Crônica; Leucemia Linfocítica Aguda e Leucemia Linfocítica Crônica, sendo que a do tipo aguda é mais comum em pacientes jovens e tem uma evolução extremamente rápida, o que leva ao agravamento do quadro em um curto espaço de tempo.
A detecção precoce da doença pode ser feita através de exames de rotina, mas a confirmação é feita pelo mielograma e às vezes faz-se necessária a realização da biopsia da medula. A leucemia pode apresentar sintomas como palidez, febre, aumento de gânglios, hematomas e aumento do baço e do fígado. Por não serem tão específicos, nem sempre levantam suspeita, mas é muito importante procurar um médico na presença de quaisquer desses sinais.
O tratamento pode ser feito através de quimioterapia e controle de complicações infecciosas que ocorrem devido à baixa imunidade e também pelo transplante de medula óssea, porém cada subtipo da doença possui um protocolo de tratamento e deve ser feito acompanhamento médico periódico mesmo havendo a remissão da doença, pois há chances de haver recidiva.
4 de fevereiro de 2022 às 12:26