Festival SESI de Educação 2025 reúne 59 equipes de robótica com mais de 700 participantes
O encontro contará com 59 equipes vindas do Ceará, Alagoas e Mato Grosso
Por Redação 085 - Conexão085
O Festival Regional SESI de Educação chega à sua 4ª edição entre os dias 21 e 23 de novembro de 2025, no SESI Parangaba, em Fortaleza, reunindo mais de 700 estudantes e o tradicional Torneio de Robótica Educacional. A programação é gratuita e aberta ao público de todas as idades.
O encontro contará com 59 equipes vindas do Ceará, Alagoas e Mato Grosso, formadas por alunos das escolas da rede SESI Ceará e de instituições públicas de diversos municípios, incluindo Fortaleza, Sobral, Forquilha, Aquiraz, São Gonçalo do Amarante, Cascavel, Horizonte, Acopiara, Brejo Santo, Barbalha e Maracanaú.
Competições e tema da temporada
Os competidores disputarão em duas categorias:
– FLLC (FIRST Lego League Challenge)
– FTC (FIRST Tech Challenge)
Para a temporada 2025-2026, o conceito adotado é o FIRST® AGE, com o tema “Inspired by Archaeology”.
Na FLLC, o desafio “Unearthed” propõe que as equipes investiguem camadas do solo, realizem pesquisas arqueológicas e desenvolvam robôs de LEGO capazes de executar missões temáticas. Já na FTC, o desafio “Decode” utiliza artefatos arqueológicos como elementos centrais das missões de competição.
Os times vencedores desta etapa regional garantem vaga para a fase nacional, marcada para março de 2026, em São Paulo.
Para além da disputa, o evento ganha novo escopo ao ser consolidado como Festival Regional SESI de Educação, ampliando debates e experiências sobre robótica na educação.
“O torneio chega à sua quarta edição, agora como festival, porque vai além da competição. Será um momento também de discussão sobre robótica inclusiva e sobre a dimensão da robótica na formação de profissionais da educação”, afirma Paulo Botafogo, diretor escolar do SESI Ceará.
Segundo Botafogo, uma das novidades é a ampliação do espaço para escolas públicas. “Neste ano, estamos dedicando parte da competição exclusivamente a equipes de escolas públicas, porque o SESI compreende a importância de contribuir para a educação cearense e brasileira, levando a robótica para as redes públicas de ensino”, destaca.
19 de novembro de 2025 às 11:00














