Página Interna (gastronomia)

Festival Mel, Chorinho e Cachaça movimenta Viçosa do Ceará em junho

Programação acontece de 16 a 18 de junho, durante o feriado de Corpus Christi. Foto: Divulgação.

Nos próximos dias 16, 17 e 18 de junho, durante o feriado de Corpus Christi, a cidade de Viçosa do Ceará, na Serra de Ibiapaba, recebe o Festival Nacional Mel, Chorinho e Cachaça. Toda a programação é gratuita, incluindo atrações musicais, seminários, oficinas gastronômicas e de marketing turístico.

O projeto destaca as cadeias produtivas do mel e da cachaça nela que é considerada a capital da cachaça do Estado. Viçosa do Ceará é uma das cidades cearenses mais procuradas pelos turistas. O público estimado é de 10 mil pessoas por noite, entre turistas, visitantes e moradores de cidades vizinhas.

Em março deste ano, a cachaça Aviador Prata, fabricada no Sítio Uruoca, no interior do município, foi eleita a melhor do mundo, ganhando medalha de ouro no concurso internacional London Competitions. Hoje, a cidade e seus distritos têm mais de 30 produtores de cachaça artesanal.

Festival Nacional Mel, Chorinho e Cachaça

O diretor do projeto, Fernando Elpídio, revela que, desde o primeiro ano de realização do festival, em 2007, a ocupação hoteleira atinge 100% e aquece a economia local. A partir de 2019, quando os organizadores intensificaram a questão promocional nas redes sociais, atingiram também o público do Piauí.

Durante o período do festival, serão realizadas feiras de produtos e serviços do mel, cachaça, turismo e artesanato da Serra da Ibiapaba, com 25 expositores. A ideia é unir gastronomia, turismo, cultura e negócios em um só festival. O evento distribui a programação musical, gastronômica e de negócios nas praças Matriz e Felipe Camarão, além do Complexo Turístico Igreja do Céu.

O público poderá assistir a 17 atrações instrumentais de grupos cearenses e de outras regiões em três palcos distribuídos pela cidade. Entre as atrações locais, destaque para o cantor Waldonys, Carlinhos Patriolino, Choro das Três e Orquestra de Croatá, entre outras.

O evento tem apoio da prefeitura de Viçosa do Ceará, do Governo do Estado, do Banco do Nordeste, Secretaria Estadual de Turismo, Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE) e Assembleia Legislativa do Ceará. Mais informações nas redes sociais, em @melchorinhoecachaca.

Topo Logo

Apoio e patrocinio