Somos um ecossistema de notícias, negócios e conexões.

Publicidade

MARQUISE INCORPORAÇÕES
DEEP – Topo
MOTA MACHADO – Topo
HOLANDA POR DULCE SILVEIRA – Topo
SHOPPING ALDEOTA – Topo
WR ENGENHARIA – Topo
MOURA DUBEUX
COLMEIA – CONSTRUTORA
SENAI – TOPO
CASA LINDA FLOR – TOPO
ICONE ELEVADORES – TOPO

Compartilhe:

Festival Jazz & Blues homenageia quatro artistas na edição 2026 em Guaramiranga

Os 4 homenageados_2mb
Foto: Reprodução

Quatro das 17 atrações do 27º Festival Jazz & Blues serão homenageadas nesta edição, que acontece durante o Carnaval, de 14 a 17 de fevereiro, em Guaramiranga, cidade serrana do Ceará. Os artistas homenageados são Rosa Passos, da Bahia; Beto Guedes, de Minas Gerais; Cleivan Paiva, do Piauí; e Moacir Bedê, do Ceará.

As homenagens serão realizadas antes do show de cada artista ao longo da programação.

Rosa Passos

Rosa Passos retorna a Guaramiranga 13 anos após sua primeira participação no Festival Jazz & Blues, em 2013. A apresentação acontece no dia 14 de fevereiro, sábado, às 21h, no Teatro Municipal de Guaramiranga, com o show “Suíte Brasileira”.

O repertório promove um reencontro com grandes compositores da música brasileira, além de canções autorais compostas em parceria com Fernando de Oliveira. Cantora, compositora e violonista, Rosa Passos nasceu em Salvador e lançou seu primeiro álbum, “Recriação”, em 1979. Desde então, construiu carreira reconhecida no Brasil e no exterior, com apresentações na América Latina, Europa e Estados Unidos.

No festival, Rosa Passos, na voz e violão, se apresenta ao lado de Lula Galvão no violão, Marco Brito no piano, Lucas Andrade no clarinete, Paulo Paulelli no contrabaixo e Celso de Almeida na bateria.

Beto Guedes

O músico mineiro se apresenta no dia 16 de fevereiro, segunda-feira, encerrando a sessão das 16h, na Escadaria da Igreja Matriz, com o show “Página 43”.

O espetáculo revisita sua trajetória artística e antecipa a celebração dos 50 anos do álbum “A Página do Relâmpago Elétrico”, marco da música brasileira, que será comemorado em 2027. O título do show faz referência à canção “Page 43”, de David Crosby, cujas mensagens dialogam com a obra e o pensamento musical de Beto Guedes.

O repertório percorre diferentes fases da carreira do artista, reunindo sucessos e canções que integram o imaginário da MPB. No palco, Beto Guedes, na voz e guitarra, estará acompanhado por Ian Guedes na guitarra, Will Motta nos teclados, Adriano Campagnani no contrabaixo e Arthur Rezende na bateria.

Cleivan Paiva

O violonista, guitarrista, compositor e arranjador Cleivan Paiva apresenta o show “Craterdam 70 anos de Cleivan Paiva” no dia 17 de fevereiro, terça-feira, às 9h, na Igreja da Gruta, ao lado do contrabaixista Cláudio Mappa.

Natural de Simões, no Piauí, Cleivan Paiva recebeu em 2025 o título de cidadão do Crato, em reconhecimento às contribuições culturais prestadas à cidade do Cariri cearense. O show celebra sua trajetória musical, marcada por três discos lançados, “Guerra e Paz”, “Cleivan Paiva” e “Sonhos do Brasil”, além de especiais audiovisuais e trilhas sonoras de longas-metragens e produções para televisão.

Cláudio Mappa, nascido em Ouro Preto, Minas Gerais, é professor do Curso de Música da Universidade Federal do Cariri.

Moacir Bedê

O multiinstrumentista cearense Moacir Bedê participa do festival no dia 16 de fevereiro, segunda-feira. Ele é o convidado do bate-papo Café no Tom, às 11h30, na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga, e apresenta o show “40 Anos de Música” na sessão das 16h, na Escadaria da Igreja Matriz.

Instrumentista, compositor, arranjador e diretor musical, Moacir Bedê integrou a primeira edição do Festival Jazz & Blues, em 2000. Natural de Fortaleza, tem três discos autorais lançados, “Outros Sambas”, “Outros Baiões” e “Another Jazz”, e trajetória registrada no Dicionário Cravo Albin da Música Brasileira.

No festival, Moacir Bedê, na guitarra, guitarra baiana e flauta, se apresenta com Fábio Amaral no contrabaixo elétrico, Bruno Vasconcelos na bateria, Thais Costa na percussão, além das participações especiais de Loren Gualda na voz e Ellis Mário no saxofone.

Quem faz o Festival

O 27º Festival Jazz & Blues é uma realização do Governo do Brasil, por meio do Ministério da Cultura, via Política Nacional Aldir Blanc e Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Via de Comunicação.

Conta com apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via Mecenas do Ceará e Edital de Festivais Culturais Calendarizados, e da Prefeitura Municipal de Guaramiranga.

O evento tem apoio cultural da Enel e da Cegás, patrocínio da Minalba Brasil e do Banco do Nordeste, e integra a Rede Festivais de Arte e Cultura do Ceará.

O público é convidado a doar 1 kg de alimento por pessoa. Todo o material arrecadado será destinado ao programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado.

Serviço

27º Festival Jazz & Blues
De 14 a 17 de fevereiro de 2026
Guaramiranga, Ceará
Acesso gratuito a toda a programação

Publicidade

GRUPO DE MÍDIA CEARÁ – Final
Mercadinhos São Luiz – lado
SENAI – LADO
CASA LINDA FLOR – MEIO

VEJA
TAMBÉM