Festival Expocrato conta com aplicativo para monitorar doenças contagiosas
Por Redação 085 - Conexão085
Com extensa agenda de shows, a Expocrato é o maior evento de agropecuária do Norte e Nordeste, recebendo turistas de todo o Brasil. Acontecendo desde o último domingo (10), o Festival espera receber, até o seu encerramento no dia 17 de julho, um público de 500 mil visitantes.
Pensando em garantir a segurança de todos, foi desenvolvida uma estratégia de vigilância epidemiológica para o evento. Ao longo do festival, estará disponível ao público o aplicativo Guardiões da Saúde, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde do Crato e a Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi).
O app tem o objetivo de auxiliar no controle da emergência sanitária ocasionada pela Covid-19 e outras doenças. Por meio do Guardiões, as pessoas podem reportar seu estado de saúde, com total sigilo dos dados.
Uma de suas principais funcionalidades dessa estratégia é a “Vigilância Participativa” a qual, por meio de registros diários de saúde no aplicativo, a própria população exerce papel ativo no processo de vigilância.
A Secretaria Municipal de Saúde do Crato, em conjunto com todos os parceiros do festival Expocrato, vai sortear premiações exclusivas para os usuários que utilizarem o aplicativo durante todo o festival. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na App Store (iOS) ou no Google Play (Android).
Vigilância
Os dados coletados na Expocrato serão acompanhados pela equipe de profissionais de saúde da Vigilância Epidemiológica da região, que então poderá elaborar ações de vigilância em saúde, tanto individuais quanto coletivas de todos os participantes do festival.
Para a Secretária Executiva da Vigilância em Saúde do estado do Ceará, Sarah Mendes, essa estratégia irá aumentar a capacidade da vigilância em detectar oportunamente eventos de importância para a saúde pública e, assim fornecer boas informações para a tomada de decisão para conter surtos e epidemias.
Serão monitorados desde a disseminação de novos patógenos como o vírus da varíola do macaco (Monkeypox) ou de doenças eliminadas e em eliminação no Ceará, como poliomielite, rubéola e sarampo, até a exposição a doenças endêmicas, como a dengue, chikungunya e covid-19.
Também haverá monitoramento de surtos alimentares, como diarreia, eventos relacionados ao uso do álcool e drogas, o que poderá levar à ocorrência de violências, acidentes de trânsito e de quedas. O sistema de saúde deve ficar em alerta até 21 dias após o encerramento do evento.
Expocrato 2022
Mais de 50 atrações devem passar pelo Parque Pedro Felício Cavalcante, no Crato. Nesta edição, a primeira após a pandemia, se apresentam artistas locais e nacionais, como Gusttavo Lima, Erasmo Carlos, Nando Reis, Ludmilla, Xand Avião, Pedro Sampaio, Luísa Sonza, Elba Ramalho, Zé Vaqueiro, Mari Fernandez, Calcinha Preta e muitos outros.
A feira agropecuária, um dos maiores eventos do setor no Nordeste, completa 78 anos em 2022. A estimativa do Grupo Gestor da Expocrato é de que a movimentação seja acima de R$ 50 milhões em negócios, superando o movimento de 2019, ano da última edição antes da pandemia.
12 de julho de 2022 às 16:35