Festival da Sardinha reúne cerca de 15 mil pessoas e movimenta Rota das Falésias
Por Redação 085 - Conexão085
A 14ª edição do Festival da Sardinha, Gastronomia e Arte no Litoral Cearense, realizada de 3 a 5 de novembro, ajudou a movimentar a economia da Praia da Caponga, distrito do município de Cascavel, que é um dos destinos turísticos da Rota das Falésias.
O evento foi uma iniciativa da Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel (Assetuc), em parceria com o Sebrae/CE e com o apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura Municipal de Cascavel.
Durante os três dias de festival, cerca de 15 mil pessoas circularam pelos espaços do evento, tendo acesso a uma vasta programação na qual o principal destaque eram os pratos elaborados pelos chefs locais utilizando a sardinha, pescado característico da localidade.
O evento contou também com atrações musicais, oficinas gastronômicas, concurso de desenho e exposição de fotografia alusiva à pesca artesanal de sardinha, além de um espaço destinado ao empreendedorismo e a comercialização turísticas.
Para Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae/CE, a realização do Festival da Sardinha tem um papel importante na promoção do turismo e no fortalecimento dos pequenos negócios da Rota das Falésias.
“Este já é um festival tradicional, cujos os impactos beneficiam diretamente os pequenos negócios da região e que também se soma a um conjunto de eventos que acontecem no território do Litoral Leste e que ajudam a movimentar os destinos da Rota das Falésias”.
De acordo com o presidente da Assetuc, Mamede Rebouça, além de ajudar a lotar os hotéis e pousadas da região e a movimentar o comércio e o setor de alimentação local, o festival também tem um forte componente social.
“Durante o evento nós arrecadamos alimentos que serão distribuídos como parte da nossa campanha de Natal Solidário que beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social que residem na localidade”.
Rota das Falésias
A Praia da Caponga é um dos destinos turísticos que integra a Rota das Falésias, roteiro integrado que reúne os atrativos e equipamentos dos Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí, no Litoral Leste Cearense.
O roteiro também conta com uma extensão pelo território do estado do Rio Grande do Norte, com a participação dos municípios de Tibau, Mossoró, Grosso, Areia Branca e Porto do Mangue.
7 de novembro de 2022 às 17:35