Festival da Sardinha celebra tradição e criatividade da culinária cearense
Ao longo dos três dias de programação, o público poderá degustar uma variedade de pratos
Por Redação 085 - Conexão085
De 20 a 22 de novembro, a Praia da Caponga será palco da 17ª edição do Festival da Sardinha, evento que reafirma a força da gastronomia local e o protagonismo de um dos ingredientes mais emblemáticos do litoral cearense: a sardinha. Símbolo da pesca artesanal da região, o peixe é o destaque do curso de culinária promovido pelo SENAC e Arena da Gastronomia, que reúnem chefs e cozinheiros locais em uma verdadeira celebração de sabores, tradição e inovação.
Ao longo dos três dias de programação, o público poderá degustar uma variedade de pratos que evidenciam a versatilidade da sardinha, preparada de diferentes formas e combinada com temperos e ingredientes regionais. Cada receita traduz um pouco da identidade cultural e do talento criativo dos participantes, que transformam a simplicidade do peixe em experiências gastronômicas únicas.
Além de enaltecer a culinária e os profissionais locais, o festival também tem um papel importante na formação e no fortalecimento do setor. Em parceria com o Sebrae/CE e o SENAC/CE, serão realizadas oficinas voltadas à capacitação em manipulação de alimentos, atendimento e sustentabilidade — iniciativas que reforçam o compromisso do evento com o desenvolvimento econômico e social da comunidade.
Nesta edição, o público infantil também ganhou espaço com o Concurso de Desenho Infantil, que trouxe o tema “A Metamorfose: como o turismo está mudando a nossa região”. A proposta convidou as crianças da comunidade a expressar, por meio da arte, como o mar, a sardinha, o povo e a cultura se transformam com o avanço do turismo sustentável. A programação ainda traz uma capacitação de culinária a base de peixe e frutos do mar feito pelo Senac, que terminará nessa sexta-feira (31), e um concurso gastronómico na quarta-feira (5) no lançamento do festival.
“O Festival da Sardinha é mais do que uma celebração gastronômica — é uma oportunidade de valorizar o que temos de mais autêntico: o talento do nosso povo e a riqueza da nossa cultura. A sardinha, que há gerações sustenta tantas famílias, é o símbolo dessa conexão entre tradição e futuro que o evento busca fortalecer a cada edição”, afirma Mamede Rebouças, diretor da ASSETUC.
1 de novembro de 2025 às 13:00











