Exposição “Pau de Arara” acontece de fevereiro a abril na Biblioteca da Unifor

Por Redação - Conexão085

Foto: Guilherme Alecrim

Unir a fotografia e a cultura do Nordeste, visando documentar e dar visibilidade, por meio de imagens, às mais diversas localidades do estado do Ceará e Nordeste. Esse é o principal objetivo do Projeto de Extensão Universitária Pau de Arara, que busca ainda despertar nos alunos a importância da cultura regional, propiciando uma vivência da nossa cultura.

Em sua 18ª edição, a iniciativa realiza, do dia 22 de fevereiro a 21 de abril, a mostra Pau de Arara: Fotografia e Vivências – Ir perto para ver longe. A exposição, que tem visita gratuita e aberta ao público, acontecerá no hall da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza – instituição da Fundação Edson Queiroz.

A mostra contempla as melhores imagens produzidas na última edição do projeto. Serão exibidas 30 fotografias feitas pelos alunos em dezembro de 2023, além de fotografias dos curadores da exposição. Segundo Jari Vieira, professor da disciplina de fotografia e coordenador do projeto Pau de Arara, as fotografias mostram a vivência dos alunos em dois dias por Nova Olinda e Juazeiro do Norte, no Cariri, e retratam a essência da cultura do local em suas diversas formas de representação.

Projeto Pau de Arara

“A fotografia sempre teve um papel de grande relevância nos cursos de comunicação da Unifor e também uma importante participação na formação acadêmica dos alunos, visto que a mesma está presente no dia a dia dos alunos tanto pessoal como profissionalmente”, afirma Jari Vieira.

Com isso em mente e, após uma visita técnica promovida pelos cursos de comunicação à Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, em 2002, logo após se tornar professor, nasceu em Jari, por ser natural de Juazeiro do Norte, a necessidade de produzir, para os alunos dos cursos da área da Unifor, algo semelhante, que unisse a fotografia e a cultura da região nordeste.

Motivado por esse desejo, o docente realizou, com os alunos e professores da então Central de Fotografia do Núcleo Integrado de Comunicação dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, passeio fotográfico pelo centro de Fortaleza para que pudessem conhecer melhor as praças da região.

“Na época, fomos eu e mais uns sete alunos em um sábado de manhã. Percebi que muitos não sabiam realmente o que era o centro da cidade, suas praças, suas ruas e suas peculiaridades”, relembra.

Após a experiência, Jari conta que observou que “a fotografia poderia ser instrumento que levaria os alunos a não só guardar momentos, mas também conhecer novas culturas, novas etnias e, fundamentalmente, poderia levar a um autoconhecimento, conhecer quem você é e de onde veio”. Nascia, nesse momento, o Projeto Pau de Arara, criação coletiva, feita por professores e alunos, coordenado pelo docente desde a primeira edição. O nome da iniciativa, homenagem ao meio de transporte utilizado pelo sertanejo, surgiu em 2004.

Atualmente, o projeto de extensão faz parte da programação oficial da Renovação da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda, onde sempre é montada uma exposição com fotos produzidas na edição anterior do projeto, uma vez que tem como um dos seus objetivos devolver as fotos para o local onde elas foram feitas.

Em cada edição participam em média 45 alunos, mediante inscrição, prioritariamente dos cursos de Comunicação Social, mas aberto também aos demais cursos da Universidade.

Serviço:

Exposição Pau de Arara

Local: Hall da Biblioteca Unifor

Período de visitação: 22/02 a 21/04/2024

Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 7h às 21h55, e aos sábados, das 8h às 16h25

Curadoria: Adriana Helena e Jari Vieira

22 de fevereiro de 2024 às 8:30

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens

Apoio e patrocinio