Página Interna

Exposição “Novos Olhares para Monalisa” apresenta obras inéditas artistas cearenses

Foto: Divulgação

A partir do dia 6 de agosto, a Casa José de Alencar, em Fortaleza, recebe a 21ª edição da exposição “Novos Olhares para Monalisa”, com coleção de Veridiana Brasileiro e curadoria de Andréa Dall’Olio Hiluy.

A nova edição da mostra celebra ainda o lançamento de um livro e site, que tornam pública a história e coleção da médica apaixonada por arte, incluindo algumas das releituras de Monalisa. Cerca de 375 obras de 197 artistas cearenses estão contidas no livro. Para a mostra, foram selecionadas obras inéditas em Fortaleza.

Foto: Divulgação

A cerimônia de abertura acontece na sala Valdelice Girão da Casa de José de Alencar, onde a coleção segue até o dia 31 de agosto, com patrocínio do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Grupo Marquise e Hapvida.

“Este projeto tem um alcance relevante, com capacidade de sensibilizar a população, já que estamos falando de uma figura icônica, a obra de arte mais famosa do mundo com uma história emblemática. É um projeto educativo, de fácil assimilação, mesmo para quem não tem convívio com a arte”, pontua a curadora Andréa Dall’Olio.

Andréa explica que releituras são baseadas no processo de recriação, a partir de um posicionamento crítico do artista, com conceitos que possibilitam novos significados aos materiais. “É uma reflexão acerca da obra de arte original em que o artista coloca sua identidade na produção”, ressalta.

Sobre a Exposição Novos Olhares para Monalisa

A primeira edição da exposição “Novos Olhares para Monalisa” aconteceu há sete anos. A coleção, pertencente à Veridiana Brasileiro, médica cearense, é formada por mais de 600 releituras de artistas cearenses, nacionais e internacionais, que representam a maior parte da coleção, possibilitando, inclusive, um recorte contemporâneo da atividade artística do estado.

Foto: Divulgação

A partir de 2015, as obras passaram a ser expostas – já são 20 exposições pelo Ceará, com mais de 40 mil visitas na capital e municípios do interior.

SERVIÇO:

Exposição Novos Olhares para Monalisa – 21º edição

Abertura: 6 de agosto

Horário: 10h às 14

Local: Casa de José de Alencar, sala Valdelice Girão (Av. Washington Soares, 6055)

Visitação: até 31 de agosto

Horário: Segunda à sexta-feira, de 8h às 17h; aos sábados, de 08h às 12h

Agendamento de visitas em grupo pelo site: https://bit.ly/3zJZXRm

Fone: (85) 3366.9276

Acesso gratuito e aberto ao público.

Topo Logo

Apoio e patrocinio