Exposição na Assembleia comemora os 297 anos de Fortaleza
Por Redação - Conexão085
Fortaleza chegou aos 297 anos. A história da capital cearense se relaciona com a da Assembleia Legislativa. Para celebrar a data, transcorrida no último dia 13, o Memorial Deputado Pontes Neto da Assembleia (Malce) realiza exposição no Espaço Expositivo, buscando valorizar expressões culturais do Ceará.
Nesta edição está sendo apresentada a produção do grupo Urban Sketchers de Fortaleza. Os artistas se autodenominam “Desenhistas de Ruas”, com inspiração dos artistas urbanos de Paris e de outras metrópoles. A mostra pode ser visitada de 8 horas às 17 horas, até 27 de abril.
Os militantes dessa arte no Ceará expressam criatividade em aquarelas, nanquins e marcadores sobre papel. O público poderá conferir na exposição obras que mostram espaços como a Casa do Barão de Camocim, Theatro José de Alencar, Paço Municipal, Praia do Futuro e Assembleia Legislativa, entre outros.
A organizadora da exposição, Marinez Alves Feitosa, do Malce, diz que quando conheceu o trabalho do grupo ficou encantada com a qualidade e sensibilidade.
O coordenador do Malce, Osmar Diógenes, ressalta que o aniversário é um momento especial para Fortaleza, uma vez que se comemora o aniversário da sua fundação. Ele acentua que a elevação de Fortaleza à condição de capital do Ceará iniciou um vínculo definitivo da cidade com o Legislativo estadual.
O historiador Carlos Pontes, do Malce, lembra que o termo Fortaleza refere-se ao Forte Schoonenborch, nome em homenagem ao governador holandês de Pernambuco, uma vez que a instalação se deu durante a ocupação holandesa de 1630 a 1654.
“Neste ano, o forte foi reconquistado pelos portugueses e denominado Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, de onde se origina o nome da cidade. O povoado que surgiu em torno do forte foi elevado a vila, em 1699, com o nome de São José de Ribamar, e, em 1726, foi criado o Município de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção”, observa.
A criação do município de Fortaleza se deu em 13 de abril de 1726, quando a povoação do forte foi levada à condição de vila. Em 1799, a Capitania do Ceará foi desmembrada da Capitania de Pernambuco e Fortaleza foi escolhida capital. No ano seguinte ao da Independência do Brasil, Dom Pedro I transformou a vila em cidade de Fortaleza de Nova Bragança. Somente em 1823 o imperador Dom Pedro I elevou a vila à categoria de cidade.
A história de Fortaleza também se confunde com a do Poder Legislativo Estadual, que se sediou na cidade, em 7 de abril de 1835. Naquele dia, o senador José Martiniano de Alencar, que ocupava a presidência da Província do Ceará, abria os trabalhos da primeira sessão do Poder Legislativo cearense, com sede localizada próxima à Praça da Sé, no Centro da cidade. Cumpria-se naquele momento o Ato Adicional assinado pela Regência em 1834, que criou as assembleias legislativas provinciais.
Osmar Diógenes ressalta a forte ligação política entre a capital e o Parlamento Estadual. “Quando a nossa Assembleia Provincial foi instalada, o Poder Legislativo transformou-se em presença permanente na história da cidade, tendo, inclusive, por ela passado muitos dos seus prefeitos”, destaca o coordenador do Malce, em referência a deputados e deputadas estaduais que posteriormente foram eleitos para comandar a Prefeitura de Fortaleza.
Serviço:
Exposição “Celebrando Fortaleza 297 anos”.
Visitação aberta até o dia 27 de abril.
Horário: 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
Local: Espaço Expositivo da Alece.
Endereço: Avenida Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres
16 de abril de 2023 às 21:35