Exposição em homenagem ao cearense Mino recebe intervenção comemorativa dos 85 anos de J. Macêdo
Por Redação - Conexão085
No último domingo (15), o Museu da Cultura Cearense no Dragão do Mar recebeu a primeira intervenção artística da Jumento Parade: Vanderley, realizado pelo artista JJ Marreiro, arauto do herói Sansão, do quadrinho “Força na Peruca”.
Parte da agenda de comemoração dos 85 anos de J. Macêdo, a ativação é uma extensão da exposição “Mino por Inteiro”. O artista Mino propõe uma intervenção artística para celebrar uma das figuras mais emblemáticas do sertão nordestino: o Jumento. Para cada um dos dias de intervenção, Mino convida artistas para pintarem ao vivo esculturas de jumentos, mantendo assim viva a conexão histórica e afetiva do jumento com o cotidiano nordestino.
Próxima etapa da Jumento Parede
No dia 13 de outubro, a partir das 13h, Mino retorna à Varanda dos Museus com artistas convidados personalizando mais três jumentos. A criação da Jumento Parade tem como inspiração o livro “O Jumento, Nosso Irmão”, do autor Pe. Antônio Vieira, tema popularizado na música “O jumento é nosso irmão”, de Luiz Gonzaga e José Clementino, gravada no álbum “O Sanfoneiro do Povo”.
O Museu da Cultura Cearense faz parte do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar
19 de setembro de 2024 às 15:36