Expocomer: Agricultura cearense se destaca no exterior
Por Redação 085 - Conexão085
Equipes do setor público que atuam voltadas para a agricultura familiar participam de um evento internacional na Cidade do Panamá, marcando presença na 40ª edição da Expocomer. Membros da Ematerce, Adece, Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Projeto São José integram a missão técnica que teve início nesta terça-feira (5).
Promovido pela Câmara de Comércio, Indústrias e Agricultura do Panamá, o evento destaca uma ampla categoria de produtos, incluindo alimentos, bebidas, itens agrícolas, têxteis, vestuário, acessórios e serviços de tecnologia e eletrônica.
As lideranças da comitiva que representam o Ceará afirmam que experiência foi possível através dos contatos realizados na 18ª Feira Internacional de Logística (Expolog) Realizado no Centro de Eventos, em 2023, As articulações estratégicas durante esse evento abriram portas para a exportação de produtos da agricultura familiar cearense para o Panamá.
O principal objetivo da missão é impulsionar e inserir a produção agrícola do Ceará no comércio internacional, mediante acordos bilaterais. Além da exportação de produtos, a busca por transferência de tecnologias e aprimoramento na prestação de serviços também compõem os objetivos.
A agenda da missão técnica do Ceará inclui reuniões com instituições panamenhas e representantes de cooperativas cearenses. Destacam-se encontros com a Autoridade de Promoção de Exportações e Investimentos do Panamá, órgãos do governo panamenho e uma reunião com o ministro Conselheiro Carlos Salcedo.
A representação da Ematerce no evento conta com a presença do presidente Inácio Mariano e do engenheiro agrônomo Fuad Nogueira. Sobre a participação, Inácio Mariano reafirma a capacidade da agricultura familiar cearense “Mesmo estando localizados em região de clima semiárido, são os agricultores e agricultoras de base familiar que colocam cerca de 70% dos alimentos nas mesas dos cearenses todos os dias”.
9 de março de 2024 às 11:00