Estudo mostra que construção civil cearense cresceu em 2020 e 2021
Por Redação 085 - Conexão085
Depois de anos seguidos de retração, a Construção Civil cearense voltou a registrar crescimento no seu Valor Adicionado Bruto (VAB), durante a pandemia, o que ocorreu diante de uma conjuntura econômica relativamente mais favorável à atividade.
O VAB é o valor que a atividade agrega aos bens e serviços consumidos no seu processo produtivo. Em 2020, o setor cresceu expressivos 5,9%, se destacando positivamente em um cenário de retração para o restante da Indústria.
Após a fase mais aguda da pandemia da Covid-19 no segundo trimestre de 2020, a atividade da construção iniciou uma trajetória de crescimento que se manteve presente até os meses finais de 2021. A constatação está em relatório lançado neste mês de fevereiro pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
De acordo com o analista de Políticas Públicas Witalo de Lima Paiva, autor do trabalho, esse crescimento foi potencializado por fatores como juros em níveis historicamente baixos; aumento de poupança e redirecionamento da demanda; e por forte ampliação das transferências governamentais para as famílias.
Ele afirma que a intensificação dos investimentos estaduais em 2021 e a manutenção, pelo governo cearense, de uma rede local de apoio ao setor produtivo e às camadas mais carentes da sociedade, ajudam a explicar a manutenção desta dinâmica de crescimento.
O segmento da Construção Civil tem alcançado e conseguido manter um ritmo de crescimento relevante para o contexto atual. Para este ano, o Analista de Políticas Públicas do Ipece afirma que as expectativas são de crescimento, porém mais modesto diante de um cenário que deverá se manter desafiador.
19 de fevereiro de 2022 às 15:25