Estudantes cearenses estão entre finalistas da 12ª edição do Campus Mobile
Por Redação 085 - Conexão085
Estudantes de Fortaleza e Juazeiro do Norte, no Ceará, estão entre os finalistas da 12ª edição do Campus Mobile. Eles apresentaram soluções nas categorias de Green Tech & Agtec, visando melhorar a vida em regiões rurais, e saúde, com foco na jornada do paciente, desde a prevenção até o desfecho clínico do diagnóstico médico. O concurso, patrocinado pelo Instituto Claro e com apoio do beOn Claro, conta com realização da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
Composta por Diego Oliveira, Ideilson do Nascimento e Larissa Diniz, a equipe desenvolveu o protótipo FrempiTech – Carcinicultura 4.0, que trata-se de um sistema de monitoramento da qualidade da água em tempo real para a carcinicultura, visando melhorar o cultivo, a qualidade da água e facilitar a organização dos dados por meio da digitalização das informações.
Diego Oliveira, formado em Engenharia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), descreveu a experiência no Campus Mobile como de extrema importância. “Principalmente pela oportunidade de nos conectarmos com outros acadêmicos, embaixadores do programa e profissionais da área”, justifica.
Ana Júlia Pereira Magalhães Borges e Davi Ricardo Barros de Campos representam o estado na categoria de Saúde com o protótipo PetNatú, um aplicativo destinado à personalização da alimentação natural de animais de estimação. A ideia surgiu da experiência pessoal de Davi, que tinha um cão com insuficiência renal crônica, necessitando de alimentação especializada. Combinando conhecimentos de Computação, Medicina Veterinária e Administração, os estudantes desenvolveram o aplicativo para promover a alimentação natural para cães e gatos, visando melhorar a saúde dos animais.
O aplicativo, atualmente em fase final de desenvolvimento, oferecerá dietas personalizadas com base nas condições de saúde do animal, além de acesso a consultas com profissionais especializados. Durante a semana imersiva em São Paulo, os estudantes refinaram as funcionalidades do aplicativo e discutiram estratégias de mercado com profissionais experientes.
Os vencedores das seis categorias, incluindo Diversidade, Educação, Entretenimento, Saúde, Smart Cities e Green Tech & Ag Tech, serão anunciados em maio. Os desenvolvedores dos aplicativos vencedores receberão financiamento para aprimorar suas soluções e participarão de uma viagem de imersão ao Vale do Silício, na Califórnia, onde terão acesso a experiências em universidades e empresas líderes em inovação.
- SOBRE O CAMPUS MOBILE
O Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa é realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) em parceria com o Instituto Claro e com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do beOn Claro, hub de inovação da Claro e Embratel.
22 de março de 2024 às 9:00