Estudante do IFCE Sobral detecta 50 asteroides e recebe prêmio internacional
Por Redação - Conexão085
A aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em Sobral, Geovana Ramos, de 21 anos, recebeu um prêmio internacional por detectar 50 asteroides durante pesquisa.
A estudante é natural de Manaus, no Amazonas, e veio morar no Ceará após ser aprovada para o IFCE via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Interessada por ciência desde a infância, Geovana tem um canal no Youtube para divulgação científica, o “Astrofísica e Ciência”.
Geovana faz parte do projeto Caça Asteroides MCTI, uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA) com objetivo de popularizar a ciência com uso da astronomia.
Os participantes recebem pacotes de imagens captadas pelo Telescópio da Universidade do Hawaii, nos Estados Unidos. Utilizando o software Astrometrica, os cientistas cidadãos conseguem detectar preliminarmente os asteroides, enviando relatórios para a NASA.
Sobre o projeto
O Projeto Caça Asteroides no Brasil conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao MCTI, e do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (IBICT), unidade de pesquisa vinculada ao MCTI.
Os participantes recebem um certificado do IASC (International Astronomical Search Collaboration), o programa na Nasa que conta com a cooperação de várias nações do mundo para novas descobertas astronômicas.
*Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e do site Focus
4 de dezembro de 2022 às 14:10