Estudante cearense tem pesquisa publicada em evento internacional
Por Redação - Conexão085
O inspetor de pinturas e estudante do curso Técnico de Metalurgia, do CVTec São Gonçalo do Amarante, João Nelson Melo Vasconcelos, jamais imaginou que um curso de capacitação profissional pudesse levá-lo tão longe, além de abrir as portas para o conhecimento científico e a pesquisa.
Isso porque o estudante, com a ajuda do professor Antonio José, aproveitou a Semana do Meio Ambiente no CVTec São Gonçalo para desenvolver pesquisa científica sobre o “Estudo do Alumínio Reciclado para a Pigmentação de Tinta Industrial”. O estudo foi desenvolvido com a produção de pó de alumínio, a partir de latinhas de refrigerantes, adicionado à base de tinta de poliuretano, finalizando com testes de qualidade em pinturas.
Com o resultado satisfatório para pinturas anticorrosivas, João Nelson teve sua pesquisa premiada em 1º lugar na Semana do Meio Ambiente do CVETec São Gonçalo, além de ganhar destaque internacional com aprovação e publicação na LatinCORR, um dos maiores eventos da América Latina que reúne técnicos de corrosão, estudos, técnicas e produtos mais recentes que ajudem a minimizar os efeitos da corrosão.
João Nelson conta que no trabalho sempre teve curiosidade em pesquisar coisas novas na sua área, então percebendo que na empresa utilizam tintas com pigmento à base de alumínio, isso despertou sua curiosidade. “Chegando a Semana do Meio Ambiente, o professor me incentivou a pensar numa pesquisa para apresentar no evento, daí aproveitei e expus minhas ideias e ele prontamente se interessou e embarcou comigo nos estudos. ”
Além disso, a empresa na qual ele trabalha, a ArcelorMittal Pecém, entrou em parceria no estudo e pesquisa, e divulgou sua pesquisa em todas as unidades da empresa no país.
“Sou muito feliz por mais uma vez poder fazer parte da família Centec e poder estar desenvolvendo pesquisas, atuando em curso técnico. Parabenizo o corpo docente do Centec que é excelente e nos incentiva muito nos estudos e nas pesquisas para alcançarmos sempre coisas grandes”, ressalta João Nelson.
1 de setembro de 2023 às 13:12