Estrela Michelin no currículo e paixão pelo Ceará
Por Redação - Conexão085
A movimentação para a terceira edição do Festival Gastronômico Internacional Pontal de Maceió, em Fortim, entre os dias 5 e 9 de setembro, está ultrapassando fronteiras. De Minas Gerais à França, passando por Alagoas até chegar no Ceará, o evento traz ao público a mistura de sabores com diversidade cultural, oportunidade de negócios e aumento do turismo.
Muito mais que um festival, o momento é de integração entre comunidade e empresários, turistas e convidados. Serão 10 chefs nacionais e internacionais, muitos condecorados com estrela Michelin, estarão disponíveis à comunidade em cursos gratuitos e conhecimento.
E todo esse movimento acontece por conta do amor de um francês pelo Brasil, pelo nordeste, pelo Ceará. Chef Emmanuel Ruz, dono de uma estrela Michelin e de um currículo impressionante na gastronomia mundial, se mudou para o Brasil em 2015 e mora há quatro anos em Fortim, na praia do Pontal do Maceió. Desde então, se dedica ao desenvolvimento comunitário. Um exemplo importante deste comprometimento com a região é a idealização do Festival.
“Foi amor à primeira vista, no primeiro contato com a gastronomia daqui enriqueceu meus olhos e, com o passar do tempo, tive a ideia de organizar o festival para apresentar Fortim ao mundo. Um paraíso calmo com muitas riquezas de sabores e belezas naturais”, explica.
Ao longo da sua carreira, o chef Emmanuel foi treinado em grandes casas que somam estrelas Michelin, três vezes pontuado pelo Le Gault Millau, citado no Guia Gantié e teve participação em grandes eventos. Sua culinária é caracterizada pela diversidade de sabores sazonais das regiões onde atua. No Ceará, não é diferente.
“Hoje busco valorizar o caju, as lagostas, os temperos do Brasil nos pratos que servimos nos hotéis onde faço consultoria. No Festival, a proposta é que todos os chefs nacionais e internacionais venham com ingredientes característicos de suas regiões, mas também são desafiados a conhecerem os sabores nordestinos e usarem, nos pratos apresentados ao público do festival, a mistura de sabores próprios com ingredientes encontrados pela população do Ceará. É a visibilidade do Estado no Brasil e no mundo”, finaliza.
Inspiração de vida, oportunidade de negócios
Além de mostrar as belezas e sabores do Ceará em diferentes cantos do mundo, o Festival Gastronômico Internacional Pontal de Maceió também serve como oportunidade de negócios para trabalhadores locais. Mais que isso: o contato com chef Emmanuel e outros chefs participantes, serve de inspiração de vida para pessoas como Bruno Pinheiro, nascido em Fortim e hoje chef de cozinha do Hotel Pausa, na cidade.
“Sempre cozinhei com a família e consegui um trabalho em 2015 para auxiliar de cozinha. De lá para cá, fui aprendendo com os profissionais que tive a oportunidade de conhecer e trabalhar. Nas edições anteriores do Festival, tive o privilégio de conhecer chefs renomados e aprender com eles. Me inspiram para pratos criados por nós, misturando nossos sabores e pescados”, explica Bruno, que complementa: “O festival é uma oportunidade para acrescentar conhecimento às pessoas que trabalham com culinária aqui na região. Eu acredito que tem potencial para ser um dos maiores do país”.
26 de agosto de 2023 às 12:30