Estratégias de comunicação: aliadas fundamentais no sucesso das empresas
Por Redação 085 - Conexão085
No mundo corporativo, as estratégias de comunicação desempenham um papel fundamental no sucesso de uma empresa. Elas não apenas ajudam a construir uma imagem sólida e confiável, mas também são essenciais para engajar colaboradores, atrair novos clientes e manter uma boa relação com o público-alvo. Com a transformação digital e o aumento de canais de comunicação, as empresas precisam adotar uma abordagem estratégica para se destacar no mercado. Caracterizada por ser uma ferramenta auxiliar no desenvolvimento de uma estratégia, que contribui para acelerar o processo de trabalho, a inteligência artificial serve como um mecanismo de busca e um instrumento facilitador tanto do processo de planejamento como de criação. É uma ferramenta auxiliar no desenvolvimento de uma estratégia e vem contribuindo para acelerar o processo de trabalho, se tornando uma aliada importante no dia a dia de trabalho, sem precisar substituir o pensamento estratégico e criativo que confere a personalidade única de cada marca.
Segundo a fundadora da Acesso Estratégia Criativa e diretora da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), Ana Celina Bueno, a comunicação precisa ser planejada e executada com visão estratégica, mas sozinha a comunicação não consegue atender as necessidades de uma empresa, já que ela só vende aquilo que a empresa é, e a promessa da marca precisa ser cumprida, caso contrário não funciona.
Ana Celina explica quais são os primeiros passos para criar uma estratégia de comunicação eficaz para uma marca. “Planejamento é o primeiro passo para garantir assertividade e racionalizar recursos, e para isso há metodologias que sistematizam o pensamento para a elaboração da melhor estratégia. Precisa haver muita clareza dos objetivos, dos públicos, entendimento da concorrência, das potencialidades e fraquezas da própria empresa no momento”, revela a publicitária.
A profissional conta de que forma a comunicação interna e externa se complementam para melhorar os resultados de uma empresa “Sempre afirmo que nosso primeiro público é o interno, esse é um importante cliente, deve ser visto desta forma. Se ele não comprar nossa cultura, nosso propósito e nosso produto, o mercado para fora da empresa também não compra. A empresa só vende aquilo que sua força comercial abraça e acredita, por isso que a primeira missão de uma marca é ser apresentada para seu público interno. É dessa forma que a comunicação externa se potencializa amplificando os resultados”, conta Ana Celina.
Em relação a como uma estratégia de comunicação bem-sucedida pode fortalecer a identidade de uma marca e aumentar a lealdade do cliente, é necessário entender que a comunicação é o elo que conecta as marcas às pessoas, é a aceitação das pessoas por uma marca que agrega valor a ela e aos seus produtos. Uma comunicação bem feita cria conexões mais fortes, mais consistentes, de longo prazo e nisso consiste sua importância na geração de valor de uma marca, precisa ser uma estratégia, ter começo, meio, fim e pertinência. Dessa forma, uma ação ou uma campanha isolada não levará a resultados.
Para garantir que a mensagem transmitida seja clara e eficaz para seu público-alvo, as empresas devem possuir técnica. Existem ferramentas metodológicas de planejamento, que leva as pessoas a atuarem com mais assertividade. Além disso, nas mídias digitais existem formas de testes e de mensuração de resultados que possibilitam correções e aperfeiçoamentos de mensagem quase em tempo real.
Ana Celina sugere exemplos de estratégias de comunicação importantes para empresas “O desenvolvimento de uma estratégia é sempre uma ação muito personalizada, tem uma relação direta com o momento da marca e com seus objetivos estratégicos. Mas o que podemos afirmar com precisão é que o maior ativo de uma empresa é sua marca, sua cultura e essa deve ser sempre sua prioridade de comunicação, tanto para o público interno quanto para o externo”, ressalta a profissional.
14 de dezembro de 2024 às 14:19