Estação Fashion alia arquitetura arrojada e inovação comercial para requalificar o Centro de Fortaleza
Por Redação 085 - Conexão085

Com arquitetura contemporânea e soluções pensadas para valorizar a experiência de compra e a integração urbana, o Estação Fashion nasce como um marco para o Centro de Fortaleza. A arquitetura é assinada pelo escritório Nasser Hissa Arquitetos, de Francisco Hissa, e a arquitetura de interiores e comunicação visual, pelo Carlos Otávio Arquitetos, de Carlos Otávio. Ambos buscam conciliar tradição e modernidade, respeitando o entorno histórico da Praça da Estação enquanto propõem uma nova dinâmica para o comércio atacadista da capital.
“Este projeto marca uma ruptura positiva na forma de pensar o centro comercial da cidade. Desenvolvemos um layout interno que facilita a circulação, criamos praças de convivência e alimentação estrategicamente distribuídas e investimos em uma comunicação visual clara e eficiente. O Estação Fashion desempenha um papel transformador, fomentando o desenvolvimento urbano e estimulando novas moradias no Centro. É uma proposta que enxerga a cidade de forma ampla e coloca o cliente no centro da experiência, garantindo um ambiente de compras agradável e funcional”, destaca o arquiteto Carlos Otávio, um dos responsáveis pelo conceito arquitetônico do empreendimento.
Mais do que um centro comercial, o Estação Fashion representa uma nova etapa na requalificação do Centro de Fortaleza. Localizado entre as ruas General Sampaio, Castro e Silva e 24 de Maio — a poucos metros do tradicional polo da José Avelino —, o empreendimento propõe uma experiência que une o ambiente físico de alta performance ao conceito “fígital”, que integra estratégias digitais para ampliar a visibilidade das marcas e impulsionar as vendas.
Para a gerente de Marketing do Estação Fashion, Dani Branquinho, o projeto tem um papel estratégico na valorização do Centro. “O Estação Fashion surge com o compromisso de ser um vetor de desenvolvimento. Não é apenas um shopping, é um equipamento que impulsiona a economia, ativa o entorno e atrai novos investimentos. Nossa proposta é dar protagonismo aos lojistas e transformar a região em um polo de referência no Brasil para o comércio de moda popular”, afirma.
Com investimento total estimado em R$ 75 milhões e apoio do Banco do Nordeste, o Estação Fashion deve gerar mais de 12 mil empregos diretos e indiretos, fortalecendo os setores de moda, vestuário e confecção no Ceará. Além das mais de 1.200 unidades comerciais, o shopping contará com praça de alimentação, espaços de serviços, área de saúde e beleza, esteiras rolantes, lotérica e estacionamento para 500 carros e 30 ônibus.
A entrega da primeira etapa está prevista para outubro de 2025, consolidando o empreendimento como um dos mais relevantes da nova fase de ocupação e requalificação urbana do Centro da capital cearense.
22 de agosto de 2025 às 15:00