Espaços arborizados e a sua contribuição para uma vida saudável
Por Redação 085 - Conexão085

Áreas verdes em projetos arquitetônicos são cada vez mais procuradas, não é apenas uma questão estética. Segundo a arquiteta Biia Sales, especialista em arquitetura sustentável, o contato com a natureza em espaços de uso diário dentro de casa, no trabalho ou em ambientes educacionais tem impacto direto na saúde emocional das pessoas. “As plantas purificam o ar, embelezam os espaços e, principalmente, acalmam a mente”, explica. Ela afirma que, para o descanso da correria do dia a dia, os ambientes com vegetação favorecem a reconexão com a natureza e promovem equilíbrio emocional. “Cuidar das plantas também se torna uma atividade terapêutica. Isso vale tanto para espaços residenciais quanto corporativos”, diz Biia. Projetos como a Casa MD, em Fortaleza, trazem jardins com a escolha de plantas pensadas e adaptadas à sombra, o que permite um ambiente mais confortável e acolhedor.
Para Biia, a arquitetura tem papel importante na criação de espaços que possam aproximar as pessoas da natureza. Quando se unem construções modernas com elementos naturais, é possível modificar a qualidade de vida de quem ocupa esses ambientes. “A boa arquitetura busca funcionalidade, beleza e sustentabilidade. Também considera o urbanismo e o impacto na cidade como um todo”, ressalta. Apesar de todos esses benefícios, ela aponta que ainda existem desafios. “Os principais obstáculos são os custos e os cuidados exigidos pelas plantas. Além disso, cada espécie precisa se adaptar ao novo local, o que exige conhecimento técnico”, comenta. Em projetos como o parque de 1.000 m² construído para uma escola de Fortaleza, a proposta precisou refletir a linha pedagógica, estimulando criatividade e convivência dos alunos.
A arquiteta fala ainda que a integração entre natureza e arquitetura é um caminho sem volta e uma opção certa. “Trazer o verde para o cotidiano é promover bem-estar. É criar espaços mais humanos, mais vivos e mais saudáveis. Precisamos encarar o verde não como luxo, mas como necessidade”, conclui. Os espaços arborizados são uma excelente opção para tornar os ambientes mais sustentáveis e modernos, unindo bem-estar e qualidade de vida para quem escolhe viver bem.
6 de julho de 2025 às 11:00