Esp-CE lançará programa de Residência Médica pioneiro no Norte-Nordeste
Por Redação 085 - Conexão085
Com aprovação em edital do Ministério da Saúde (MS) no fim de 2023, o portifólio de programas da Residência Médica (Resmed) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (Esp-CE) será ampliado. Foram 39 bolsas concedidas, disponibilizando três novas especialidades, além de reforçar o quadro de vagas de outros dois cursos presentes na grade de ensino.
O projeto é Fruto das articulações do Programa de Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde (Ampliares), e deve vigorar ainda neste ano. A Diretoria de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa) da ESP/CE ainda está definindo todos os detalhes.
As áreas de Psiquiatria e Medicina do Esporte serão contempladas com o incremento de vagas, e a distribuição das demais será entre as áreas de Medicina Intensiva Pediátrica, Cuidado Paliativo com Área de Atuação em Pediatria e Genética Médica.
Sendo o primeiro a executar a residência médica de Cuidado Paliativo com Área de Atuação em Pediatria, o Ceará será o estado pioneiro do Norte-Nordeste, visto que o programa completo e com abordagem ampla só é ofertado em Minas Gerais.
A gerente de Residência Médica da instituição, Alciléa Carvalho explica que a entrega tem o objetivo de qualificar a atenção e os cuidados com a saúde da população. “Por isso, as novas vagas abrangem duas perspectivas: qualificar e ampliar o acesso”, afirma.
“As novas especializações seguirão o padrão das demais disponibilizadas pela Esp-CE, com duração de até três anos. A aprendizagem ocorre em rede, com a atuação dos residentes nas mais diversas instituições da Sesa, sob supervisão de profissionais vinculados aos serviços”, complementa Carvalho.
27 de janeiro de 2024 às 14:32