Equilíbrio emocional se torna chave para saúde e longevidade
O segredo para administrar emoções está no autoconhecimento
Por Redação 085 - Conexão085
O debate sobre inteligência emocional e bem-estar ganhou força nos últimos anos. Segundo estudo intercional da Universidade de Harvard, após a pandemia, crises de ansiedade, episódios de pânico e estresse prolongado atingiram grande parte da população mundial. Para regular neurotransmissores e fortalecer a saúde mental, alguns pilares são fundamentais neste contexto. Pensando nisso, o Conexão 085 preparou uma matéria exclusiva sobre o assunto.
A psicoterapeuta Fernanda Mattoso afirma que o segredo para administrar emoções está no autoconhecimento e na capacidade de lidar com desafios. Dentre os fatores que ajudam a construir este equilíbrio estão hábitos consistentes, como sono adequado, alimentação de qualidade, vínculos afetivos, espiritualidade e redução de substâncias que prejudicam a saúde.
A especialista observa que mudar hábitos não é simples e que muitas pessoas lidam com emoções de forma incorreta, reprimindo sentimentos ou acumulando tensões. “Muitas pessoas têm raiva e guardam a raiva, muitas pessoas não estão bem e dizem que a vida está ótima, e vão só acumulando. É como se fosse uma louça suja que vai acumulando ali na pia ou uma pilha de papéis que vai ali se acumulando. Chega uma hora que o corpo e a mente gritam”, compara.
Para evitar chegar a esse ponto, o acompanhamento psicológico é uma ferramenta essencial. A especialista afirma que um bom terapeuta, aliado à disposição do paciente em se abrir, pode conduzir a um processo de saúde emocional autêntico. “As pessoas muitas vezes não se permitem a identificar ou viver as suas emoções. Essa é a importância do autoconhecimento. Precisamos lidar com nossos desafios aprendendo a enfrentá-los”, conclui.
14 de dezembro de 2025 às 9:00














