Empresa cearense de açaí Maria Pitanga abre franquia em Portugal
Por Redação - Conexão085
A cearense Maria Pitanga Açaiteria abriu, no último mês de setembro, uma franquia da sua loja na cidade de Albufeira, em Portugal. A novidade foi divulgada durante a Exposorvetes, que ocorreu semana passada na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
A internacionalização do negócio começou a partir da relação dos executivos com o Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEC. A empresa participou do Projeto Indústria Global, que reuniu consultorias personalizadas em todas as áreas referentes à exportação.
Além disso, a Maria Pitanga também integrou a comitiva do Sindsorvete, que participou da Feira SIGEP The Dolce World Expo 2022, a maior feira dedicada aos setores de gelato, confeitaria artesanal, em Rimini, na Itália.
“Vimos nessa loja em Portugal uma oportunidade de entrar logo na Europa em primeiro lugar. Começamos a negociação e deu tudo certo, ajustamos e montamos a loja em Albufeira, que tem um mercado sazonal”, afirma o diretor executivo da empresa, João Batista Ximenes.
“O empreendimento vai servir como um portão de entrada para abranger tanto o mercado da Espanha, como o de outros países, pois estar em Portugal já é uma coisa bem vantajosa”, completa o gestor.
Case de sucesso
De acordo com Karina Frota, Gerente do CIN, “a Maria Pitanga é um exemplo de como a inserção internacional pode ser bem-sucedida quando a empresa planeja o processo e se capacita. A exportação é consequência da captação de oportunidades de negócios”, avalia.
O trabalho da Maria Pitanga rendeu um espaço na Exposorvetes, evento realizado nesta semana na FIEC, com a palestra “O case de sucesso da Maria Pitanga – um sonho de um guerreiro”.
Além de tratar da história da empresa, que pensa em expandir o mercado internacional para o restante da Europa e Estados Unidos, Ximenes considera o trabalho desenvolvido em parceria com o CIN como um pontapé para o início das atividades fora do País.
“A contribuição da FIEC foi fundamental. Quando não tínhamos visão e noção de como internacionalizar a empresa, recebemos esse incentivo. Os técnicos são entusiastas e eu diria que vestem a camisa de verdade, vão juntos torcer com você, e isso trouxe uma segurança muito grande”, complementa o empresário.
11 de outubro de 2022 às 9:00