Emprego na indústria do Ceará volta a crescer após quatro meses de queda
Por Redação - Conexão085
O emprego na indústria cearense voltou a crescer após quatro meses seguidos de retração. De acordo com análise realizada pelo Observatório da Indústria, o resultado em julho de 2022 foi 0,7% maior na comparação com o mês anterior.
Os números constam no documento Indicadores Industriais, publicado na última sexta-feira (16). O estudo é elaborado mensalmente pelo observatório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Os indicadores corroboram os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), que também registraram aumento no emprego da indústria de transformação do Ceará (1,5%).
Levando em consideração a relação entre julho de 2021 e 2022, ainda permanece a queda nos empregos de 4,8%. No faturamento real, foi registrada uma queda de 13,3% em comparação com junho de 2022, mesmo após sete altas sucessivas neste indicador.
Por isso, no acumulado do ano, a retração é de apenas 0,1%, o que é considerado como um pequeno recuo. A utilização da capacidade instalada também apresentou redução, decaindo um ponto percentual entre os meses de junho e julho deste ano.
Na análise mensal, houve queda ainda nos indicadores de horas trabalhadas (-1,1%); na massa salarial real (-5,2%) e no rendimento médio real (-5,8%).
Com informações da FIEC.
20 de setembro de 2022 às 8:00