Eleições: Ceará terá gratuidade no transporte coletivo intermunicipal e metropolitano no 2º turno
Por Redação 085 - Conexão085
A governadora Izolda Cela sancionou, nesta quinta-feira (20), a lei que garante a gratuidade no transporte coletivo metropolitano e intermunicipal, regulamentar e complementar do Ceará, no 2º turno das eleições. A mensagem foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa.
Com isso, o benefício está garantido das 17h de sexta-feira (28) às 8h de segunda-feira (31). A lei também garante que os VLTs e as linhas do Metrô de Fortaleza funcionarão no mesmo sistema de gratuidade no dia da votação, das 5h às 18h.
Para ter direito, o cidadão deverá apresentar seu título de eleitor ou outro documento idôneo que comprove seu local de votação no município de destino.
Desde o 1º turno, os fortalezenses já contam com passe livre no transporte coletivo de Fortaleza, que também vale no próximo dia 30 de outubro. Com a lei municipal, a população terá a gratuidade no transporte público da Capital entre as 5h e 18h dos dias de votação.
A medida foi sancionada pelo prefeito José Sarto, que enviou a proposta de lei para a Câmara Municipal em caráter de urgência e foi aprovada pelos vereadores em sessão extraordinária no dia 30 de setembro.
A catraca será liberada para todos os passageiros nos ônibus, nas estações da Avenida Aguanambi e Bezerra de Menezes, bem como nos terminais de integração. O objetivo da medida é facilitar o acesso dos eleitores aos colégios eleitorais da cidade, exercendo a democracia.
Até esta quinta-feira (20/10), pelo menos 14 capitais brasileiras confirmaram que oferecerão transporte público coletivo gratuito em 30 de outubro, data do segundo turno das eleições de 2022.
São elas: Aracaju (SE), Belém (PA), Boa Vista (RO), Campo Grande (MT), Cuiabá (MS), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).
21 de outubro de 2022 às 8:00