Educação: UNICEF mobiliza 179 municípios cearenses para reduzir exclusão escolar
Por Redação 085 - Conexão085
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) realiza em Fortaleza, nos dias 2 e 3 de agosto, os “Encontros pela Educação no Selo UNICEF – Fortalecendo políticas públicas para crianças”, com participação de técnicos e secretários de até 179 municípios cearenses.
As capacitações vão debater estratégias para levar crianças e adolescentes de volta à escola. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) realizada em 2019 pelo IBGE, 49,9 mil cearenses entre 4 e 17 anos de idade estariam fora da escola. Esse valor corresponde a 2,7% do total dessa população.
Com a pandemia, o acesso de crianças e adolescentes à escola no Brasil sofreu uma regressão de duas décadas. Em novembro de 2020, mais de cinco milhões de meninas e meninos não tiveram acesso à educação no país, de acordo com estudos lançados pelo UNICEF.
“Em momentos como esse fortalecemos nosso pacto com cada município, para buscar coletivamente cada menina e cada menino, garantindo seu direito de estar na escola protegido, convivendo e aprendendo”, destaca Verônica Bezerra, especialista em educação do UNICEF, que estará no encontro de Fortaleza.
Encontros
Na capital cearense, os Encontros pela Educação no Selo UNICEF ocorrem no Praia Centro Hotel Fortaleza / Fábrica de Negócios (Av. Monsenhor Tabosa, 740). Os eventos serão replicados em 18 estados do Semiárido e da Amazônia.
A Busca Ativa Escolar é um dos temas centrais dos encontros, com foco nas rematrículas de meninas e meninos e os desafios da aprendizagem. Como evitar novos abandonos à escola? Como acolher os estudantes no retorno à sala de aula? Estas são algumas das questões a serem abordadas considerando o contexto da pandemia de Covid-19.
Também serão pautados tópicos como a oferta de serviços de saúde mental a crianças e adolescentes; os espaços de escuta qualificada para esse público; a implementação dos planos municipais para a primeira infância (PMPI); e a importância da busca ativa vacinal, do desenvolvimento da primeira infância e da proteção contra violências.
Os encontros presenciais fazem parte da metodologia do Selo UNICEF, que também inclui capacitações remotas e compartilhamento de conteúdo e instrumentos de forma contínua ao longo da edição.
29 de julho de 2022 às 9:25