Somos um ecossistema de notícias, negócios e conexões.

Publicidade

MARQUISE INCORPORAÇÕES
DEEP – Topo
MOTA MACHADO – Topo
HOLANDA POR DULCE SILVEIRA – Topo
SHOPPING ALDEOTA – Topo
WR ENGENHARIA – Topo
MOURA DUBEUX
COLMEIA – CONSTRUTORA
SENAI – TOPO
CASA LINDA FLOR – TOPO
ICONE ELEVADORES – TOPO
BANNER SESI – TOPO
XAMPOO – TOPO
BENDITA PROMO – TOPO

Compartilhe:

Educação: UNICEF mobiliza 179 municípios cearenses para reduzir exclusão escolar

Serão debatidas estratégias para levar crianças e adolescentes de volta à escola. Foto: Divulgação/UNICEF.
Serão debatidas estratégias para levar crianças e adolescentes de volta à escola. Foto: Divulgação/UNICEF.
Serão debatidas estratégias para levar crianças e adolescentes de volta à escola. Foto: Divulgação/UNICEF.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) realiza em Fortaleza, nos dias 2 e 3 de agosto, os “Encontros pela Educação no Selo UNICEF – Fortalecendo políticas públicas para crianças”, com participação de técnicos e secretários de até 179 municípios cearenses.

As capacitações vão debater estratégias para levar crianças e adolescentes de volta à escola. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) realizada em 2019 pelo IBGE, 49,9 mil cearenses entre 4 e 17 anos de idade estariam fora da escola. Esse valor corresponde a 2,7% do total dessa população.

Com a pandemia, o acesso de crianças e adolescentes à escola no Brasil sofreu uma regressão de duas décadas. Em novembro de 2020, mais de cinco milhões de meninas e meninos não tiveram acesso à educação no país, de acordo com estudos lançados pelo UNICEF.

“Em momentos como esse fortalecemos nosso pacto com cada município, para buscar coletivamente cada menina e cada menino, garantindo seu direito de estar na escola protegido, convivendo e aprendendo”, destaca Verônica Bezerra, especialista em educação do UNICEF, que estará no encontro de Fortaleza.

Encontros

Na capital cearense, os Encontros pela Educação no Selo UNICEF ocorrem no Praia Centro Hotel Fortaleza / Fábrica de Negócios (Av. Monsenhor Tabosa, 740). Os eventos serão replicados em 18 estados do Semiárido e da Amazônia.

A Busca Ativa Escolar é um dos temas centrais dos encontros, com foco nas rematrículas de meninas e meninos e os desafios da aprendizagem. Como evitar novos abandonos à escola? Como acolher os estudantes no retorno à sala de aula? Estas são algumas das questões a serem abordadas considerando o contexto da pandemia de Covid-19.

Também serão pautados tópicos como a oferta de serviços de saúde mental a crianças e adolescentes; os espaços de escuta qualificada para esse público; a implementação dos planos municipais para a primeira infância (PMPI); e a importância da busca ativa vacinal, do desenvolvimento da primeira infância e da proteção contra violências.

Os encontros presenciais fazem parte da metodologia do Selo UNICEF, que também inclui capacitações remotas e compartilhamento de conteúdo e instrumentos de forma contínua ao longo da edição.

Publicidade

GRUPO DE MÍDIA CEARÁ – Final
Mercadinhos São Luiz – lado
SENAI – LADO
CASA LINDA FLOR – MEIO

VEJA
TAMBÉM