Eclipse solar anular: quais cuidados visuais devemos ter ao observar o fenômeno. Por Dr. Régis Sá
Por Redação - Conexão085
O eclipse solar que se aproxima e com completa visualização no Ceará será um eclipse solar anular! Este tipo de fenômeno ocorre quando o diâmetro aparente da Lua é menor do que o do Sol, fazendo com que o Sol se pareça com um anel! Quando um eclipse solar anular ocorre, algo semelhante a um anel de fogo surge no céu.
Quem quiser observar o eclipse solar anular não devem olhar diretamente para o sol sem uso de filtros adequados. O perigo da observação a olho nu não está no eclipse em si, mas sim no Sol. Isso porque o sol emite tanta luz e radiação que pode causar danos a retina.
Na verdade, jamais devemos olhar para o Sol diretamente, independente de ser em eclipse ou não. A quantidade de luz que o Sol emite é prejudicial aos nossos olhos se a gente olhar diretamente para ele, independente da situação.
No caso do eclipse, apesar de não ser indicado assistir ao eclipse solar a olho nu, existem algumas formas de ver o fenômeno sem prejudicar os olhos. Na exposição direta prolongada a córnea funciona como uma lupa concentradora de luz diretamente na retina e esta poderá sofrer queimaduras e distorções no tecido retiniano que poderá causar déficit visual na grande maioria das vezes de maneira irreversível!
A forma mais segura de observar o Sol é utilizando filtros adequados. Existem óculos específicos pra observação solar, ou um visualizador solar portátil. também pode- se observar o sol com um telescópio, binóculos ou câmera que possuem filtro solar especial na frente, que funciona da mesma forma que os óculos para eclipses.
Importante reforçar que os óculos de sol NÃO funcionam no lugar dos óculos para eclipses ou visualizadores solares!
14 de outubro de 2023 às 8:30