Do Ceará para o mundo: Cearenses ganham evidência no Vaticano e no Oscar
Por Redação - Conexão085
Que cearense é bicho danado de inteligente, não se pode negar. E que em todo canto há um cearense é outra afirmação talvez impossível de se contestar. Que o digam o designer Rafael Studart e, a produtora e diretora Barbara Cariry, dois filhos dessa terra que vêm dando o que falar nos últimos dias.
Recentemente, Rafael Studart recebeu a missão de desenvolver as cadeiras que vão ser usadas pelo Papa Francisco durante visita oficial ao Canadá. Ao todo, Rafael liderou a criação de oito peças, uma para cada local onde o pontífice vai passar.
Já Barbara Cariry ganhou destaque na última quinta-feira (21), quando a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais divulgou os nomes dos integrantes da Comissão de Seleção que escolherá o filme brasileiro para concorrer ao Oscar 2023.
Destaque no Design
O cearense Rafael Studart mora em Toronto, uma das principais cidades canadenses, onde trabalha como designer. Ele conta que a oportunidade de desenvolver as cadeiras surgiu através da empresa onde trabalha, que recebeu a proposta de criar o produto, serviço que foi designado a ele para liderar.
De acordo com Rafael, a produção das peças teve a utilização de arcos, que remetessem a arquitetura das igrejas e das catedrais católicas. Já as madeiras usadas são todas nativas do Canadá, que são o maple e carvalho; e os tecidos usados também foram naturais. Além disso, o conjunto de cadeiras foi desenvolvido com placas grandes de madeira, para reforçar o aspecto da ligação dos povos indígenas com a terra.
Destaque no Cinema
A produtora e diretora Barbara Cariry está entre os 25 componentes da comissão que escolherá um filme brasileiro para uma vaga na categoria de melhor filme internacional na 95ª premiação anual promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
A comissão tem ainda, entre seus integrantes, o cineasta Cavi Borges, o jornalista José Geraldo Couto, a documentarista Petra Cost, a organizadora da Mostra Internacional de São Paulo, Renata Almeida, os cineastas Aly Muritiba, Jeferson De e Zelito Viana, além da atriz Patricia Pillar e o ator Marcelo Serrado. A data prevista para a escolha do filme é 9 de setembro.
25 de julho de 2022 às 12:52