Dia Nacional da Cachaça: setor celebra aumento de 62% nas exportações

Por Redação - Conexão085

Foto: Reprodução

No Dia Nacional da Cachaça, comemorado nesta terça-feira (13), o setor celebra o impulsionamento desse produto tipicamente brasileiro no mercado externo e interno neste ano.

A exportação de cachaça de janeiro a agosto de 2022, no comparativo com 2021, apresentou crescimento de 62,49 % em valor (US$ 13,10 milhões) e de 26,84% em volume (5,9 milhões de litros).

Os dados são do Comex Stat (Ministério da Economia), compilados pelo Instituto Brasileiro da cachaça (Ibrac), entidade representativa do setor. Atualmente, a cachaça é exportada para 66 países, principalmente para os Estados Unidos, Alemanha, Portugal e Itália.

Segundo o Ibrac, em 2021, o Ceará ocupava a sétima posição entre os estados que mais faturaram com a venda da cachaça para o exterior, e o sexto lugar com relação ao volume exportado.

Vendas nacionais

No mercado interno, o tamanho do mercado da cachaça também apresenta evolução. De acordo com relatório anual de bebidas alcóolicas da Euromonitor International, no comparativo entre 2021 e 2020, o crescimento foi de 30% em valor (R$ 15,55 bilhões) e 18% em volume (totalizando 469.725,2 milhões de litros).

“Os números precisam ser comemorados e a perspectiva do setor – tanto no mercado externo, quanto interno – é fechar o ano com dados superiores a 2021. Mas é importante alertar que as perdas enfrentadas durante a pandemia foram significativas, em especial no mercado interno”, aponta Carlos Lima, diretor executivo do Ibrac.

Segundo ele, o fechamento de bares e restaurantes, e outras restrições ao consumo de bebidas alcoólicas, afetou diretamente o mercado da cachaça, que tem nesses locais os seus principais canais de distribuição. “Esperamos que o cenário positivo continue, e que tenhamos mais motivos para comemorar”, enfatiza o diretor.

Dia Nacional da Cachaça

O Dia Nacional da Cachaça é uma iniciativa do Ibrac, e já vem sendo comemorado desde 2009 pelo setor produtivo. O projeto de lei que estabelece o 13 de setembro como Dia Nacional da cachaça está em tramitação no Senado Federal.

A escolha da data tem um motivo histórico: em 13 de setembro de 1661 acontecia a famosa rebelião de produtores brasileiros chamada Revolta da Cachaça, que abriu caminho para a legalização da bebida por Ordem Régia.

“A cachaça é símbolo da resistência do povo brasileiro, pois enfrentou preconceitos desde a época do Brasil colônia, período no qual teve a sua comercialização proibida por várias vezes. Com mais de 500 anos de história, está ligada aos acontecimentos do Brasil e pode ser considerada o primeiro destilado das Américas”, explica o executivo do Ibrac.

13 de setembro de 2022 às 16:00

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens

Apoio e patrocinio