Dia Mundial de Prevenção do Suicídio: atenção ao próximo é essencial. Por Dra. Karla Rolim
Por Redação - Conexão085
Este sábado (10) é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, data chave da campanha Setembro Amarelo. Todos os anos, cerca de 700 mil pessoas se suicidam em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, são 14 mil mortes anuais.
O suicídio é um problema social de grande importância para saúde pública e devemos ter atenção não somente em setembro, mas durante o ano todo. O apoio familiar e dos amigos são de grande valia para a redução dos casos.
Muitas vezes a situação chega ao limite e a pessoa não consegue ver saída e tem vontade de morrer na ilusão de que resolverá o problema. Então, devemos imediatamente cuidar, observando as pessoas que podem estar entrando em uma depressão ou algum tipo de alerta.
É preciso reconhecer os sinais, saber como ser efetivo na ajuda para evitar o sofrimento da perda através do suicídio. Existem casos de grandes problemas psicológicos e enorme sentimento de impotência e culpa em quem fica.
Pesquisas mostram o quanto as dificuldades, conflitos e rigidez no sistema familiar produzem sentimentos de confusão, inadequação. Esses sentimentos são geradores da falta de comunicação que leva a solidão e ao isolamento.
A recuperação é possível, mas precisamos promover atenção constante nas relações próximas, despertando o amor e a aceitação sem julgamento.
Vamos reverter o aumento de casos fazendo a nossa parte, começando na nossa família e amigos, disponibilizando nosso tempo para ouvir com o coração; e na presença, dedicando tempo de qualidade para quem precisa.
Karla Rolim
Psicóloga clínica e organizacional
10 de setembro de 2022 às 9:00