Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata: conscientização e prevenção ganham ainda mais força

Segundo Ministério da Saúde, diariamente morrem em média 42 homens por câncer de próstata

Por Redação 085 - Conexão085

Foto: Freepik

Neste 17 de novembro, data marcada como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, é importante reforçar a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença, onde muitos casos têm tratamento eficaz quando identificados cedo.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam que, no Brasil, ocorram cerca de 65.840 novos casos de câncer de próstata por ano no triênio 2020-2022. A doença é considerada a segunda causa de morte por câncer entre homens no país.

Infelizmente, a mortalidade ainda é expressiva: segundo o Ministério da Saúde, diariamente morrem em média 42 homens por câncer de próstata. No acumulado, entre 2015 e 2024, o número de mortes subiu de 14.984 para 17.587, um aumento de 21%.

Um dos principais fatores de risco é a idade. O INCA alerta que o risco da doença cresce significativamente a partir dos 50 anos, embora o histórico familiar e a obesidade também desempenhem papel importante.

A boa notícia é que muitas dessas vidas podem ser salvas ou ter a progressão controlada. O tratamento, quando iniciado em estágios iniciais, tem alta chance de sucesso. Por isso, campanhas como a do Novembro Azul reforçam medidas simples e eficazes: manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física, não fumar e fazer acompanhamento médico regular.

Quanto à detecção, os principais exames utilizados são o PSA (antígeno prostático específico), por meio de exame de sangue, e o toque retal. O toque pode detectar tumores que não seriam identificados apenas pelo PSA.

Mesmo sem sintomas, homens a partir de 45 anos com fatores de risco, como histórico familiar ou obesidade, são incentivados a conversar com um urologista sobre a necessidade de exames.

A data de 17 de novembro foi escolhida para aumentar a visibilidade da causa e lembrar que o câncer de próstata é mais frequente em idades mais avançadas, mas que a prevenção e o acompanhamento regular fazem toda a diferença.

17 de novembro de 2025 às 11:00

Banner topo – Conexão085
SEBRAE
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
MIDDLE BANNER – SENAI
MIDDLE BANNER – SESI
MOURA DUBEUX – BANNER PRINCIPAL
XAMPOO PARTICIPAÇÕES
Banner topo arvo
DEEP – TOPO BANNER
Mota Machado – Banner principal

Apoio e patrocinio