Dia do Poeta: a importância daqueles que transformam palavras em arte

Por Redação 085 - Conexão085

Foto: Reprodução/Instagram/@brauliobessa

O Dia do Poeta foi criado em 20 de outubro de 1976, com o intuito de celebrar o Movimento Poético Nacional, que surgiu na mesma data. O movimento surgiu na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia, em São Paulo. O objetivo do Dia do Poeta é incentivar a leitura, a escrita e a publicação de obras poéticas nacionais.

A data homenageia poetas que através de seus textos expressam emoções e experiências humanas de maneira única, sendo um convite para valorizar a poesia presente no cotidiano e reconhecer a importância dos poetas na construção de uma sociedade mais reflexiva.

A Importância da Poesia

A poesia desempenha um papel fundamental na cultura e na sociedade. Ela serve como uma ferramenta para expressar emoções complexas, refletir sobre questões sociais e políticas e capturar a essência da experiência humana.

Poetas Cearenses

Filgueiras Lima: educador e poeta cearense, Filgueiras Lima nasceu em Lavras da Mangabeira-CE, no dia 21 de maio de 1909. Filgueiras foi membro da Academia Cearense de Letras, e fundou junto com Paulo Sarasate em 1938, o Colégio Lourenço Filho.  Suas principais obras são: Festa de ritmos (1932); Ritmo essencial (1944); Terra da luz (1956), entre outras.

Foto: Reprodução/Site/Coisa de Cearense

Patativa do Assaré: Patativa foi um poeta e repentista brasileiro, sendo um dos principais representantes da arte popular nordestina no século XX. Com uma linguagem acessível, mas profundamente poética, capturava a vida dura e árida do povo sertanejo. Ganhou reconhecimento nacional com o poema “Triste Partida”, lançado em 1964, que foi musicado e gravado por Luiz Gonzaga.

Foto: Reprodução/Site/ebiografia

Artur Eduardo Benevides: nasceu na Pacatuba-CE, no dia 25 de julho de 1923, é um poeta, ensaísta e contista, é autor de 46 títulos, com os quais obteve 31 prêmios literários no Ceará, em Brasília, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Suas principais obras são, Canção da rosa dos ventos (1969); O viajante da solidão (1969); Inventário da tarde (1983)

Foto: Reprodução/Site/Academia Cearense de Letras

Bráulio Bessa

Bráulio Bessa é um escritor, poeta e palestrante cearense nascido no município de Alto Santo, no Sertão do Ceará, no ano de 1986. Na adolescência aprendeu a amar a poesia de Patativa do Assaré, depois que uma professora passou um trabalho escolar de pesquisa sobre Patativa. As principais obras de Bráulio são:

Foto: Reprodução/Instagram/@brauliobessa

 

Agradecimento

Neste Dia do Poeta, a equipe do Conexão 085 parabeniza todos os poetas, que com suas palavras, tocam corações e transformam o cotidiano em arte. A poesia convida os leitores a sonhar, refletir e sentir, conectando as emoções mais profundas, além de celebrar a magia das palavras e o poder que elas têm de inspirar e transformar!

 

20 de outubro de 2024 às 11:00

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner

Apoio e patrocinio