Dia do Nordestino: como influenciadores ajudam a quebrar estereótipos sobre a região

Por Redação - Conexão085

Foto: Reprodução/Site/Viagens Cine

Uma das estratégias mais efetivas para se comunicar bem com a audiência é gerar identificação. Parte relevante dessa afinidade está atribuída às raízes de uma pessoa: o sotaque. Hoje com atuação nacional, ativando a cultura de todo o Brasil, a Sotaq Creators, quando fundada em 2020, tinha como objetivo ajudar as marcas a se conectarem com influenciadores do Nordeste, a fim de reforçar o vínculo com o público desta região. Para o Dia do Nordestino, celebrado em 8 de outubro, a agência, fundada por um cearense, compartilha insights próprios e de criadores de conteúdo nordestinos sobre como eles ajudam a quebrar estereótipos da área.

O Dia do Nordestino foi instituído em 2022 para homenagear o nascimento do músico e compositor maranhense Catulo da Paixão Cearense, conhecido como Poeta do Sertão. Segundo o IBGE, o Nordeste é a segunda região mais populosa do Brasil, com cerca de 58 milhões de habitantes.

Para Vinicius Machado, fundador e CEO da Sotaq, os influenciadores conseguem mostrar a pluralidade da vida que vai além da visão comum e estereotipada que têm muitos ainda.

“Os criadores promovem tradições, gastronomia, música e ligação com a comunidade, utilizando as redes sociais para educar e inspirar seus seguidores sobre a história e os costumes nordestinos. São nove estados no Nordeste, cada um com sua pluralidade e diversidade cultural, e quando esses creators apresentam as próprias experiências, eles ajudam a fortalecer a identidade e responsabilidade dos costumes daquela região”, ressalta o fundador.

Apesar do impacto positivo, os influenciadores nordestinos podem enfrentar diversos desafios, como a resistência a representações genuínas que não se encaixam nas narrativas do imaginário coletivo, além da luta contra preconceitos regionais, algo também sentido por outros influenciadores que não estão em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Também há o desafio de equilibrar a autenticidade com as expectativas comerciais, muitas vezes pressionando-os a adaptar suas mensagens para atrair mais visualizações, o que pode diluir a essência da cultura.

Os vários nordestes inseridos no mesmo recorte geográfico

Para a criadora Eveline Alves, dona do perfil @nordestemeulindo, com mais de 900 mil seguidores, os influenciadores nordestinos, por suas vivências e características sócio-culturais, têm toda a propriedade e o potencial de viralizar conteúdos sobre os “vários nordestes”. “A naturalização da diversidade regional é um caminho que ajuda a quebrar essa ideia do nordestino sofrido que existe, o que não reflete a realidade em sua totalidade.”

Celebrar a cultura de cada cidade é forma de preservar a identidade local

Sofia Oliveira, escritora e podcaster com 168 mil seguidores, acredita que o compartilhamento das vivências online é uma oportunidade de tirar a visão simplista da rotina, cultura e possibilidades que os nordestinos carregam.

Celebrar a música, literatura, cultura e expressões artísticas de cada cidade é uma forma de preservar a identidade local e romper com os estereótipos. “Quando contamos as nossas histórias, apresentamos detalhes fundamentais que nos compõem. Hoje, o maior desafio do influenciador nordestino é estar fora do eixo Rio-SP — a falta de visibilidade recai em menos oportunidades e menos destaque nas plataformas, mas estamos lutando para mudar isso”, ressalta.

8 de outubro de 2024 às 13:00

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens

Apoio e patrocinio