Dia do Consumidor: comércio e entidades realizam ações em alusão a data
Por Redação - Conexão085
Nesta quarta-feira (15) é celebrado o Dia do Consumidor, em alusão a data comércio e entidades realizam ações. Em alguns lugares as atividades que seguem até sexta-feira (17).
No comércio, lojas e supermercados realizam promoções como é o caso do Mercadinhos São Luiz que realiza entre os dias 13 e 19 de março a Semana do Consumidor, com mais de 120 itens em oferta. A campanha se estende a produtos como bebidas, carnes, insumos, chocolates e itens de higiene pessoal, com descontos de até 47%. Outro que também está com promoções é o Supermercado Pinheiro que está com descontos especiais em diversos produtos até domingo (19) para os clientes e seus companheiros pets.
Na área do turismo, o Beach Park está com uma promoção que termina nessa quarta-feira. O destino turístico disponibiliza ofertas imperdíveis para hospedagem nos resorts da rede e oferece ainda mais vantagens para quem se cadastrar na lista vip. O equipamento está desde o dia 12 dando descontos de até 30% em hospedagens que podem ser utilizadas até junho de 2023.
A Skyler, referência nacional no mercado de moda masculina realiza uma série de ações e promoções em alusão ao Dia do Consumidor. Os clientes que forem às lojas da marca poderão personalizar as peças compradas com estampas exclusivas. A customização das roupas será feita por artistas que estarão nas unidades para atender os consumidores. Além disso, as lojas contarão com descontos exclusivos de até 50% para diversos itens. Outra ação da Skyler durante a Semana do Consumidor é a promoção “One, Two, Free”, que começa nesta segunda-feira (13/03). Na compra de três roupas, a peça de menor valor não será cobrada.
As lojas Le’Loyn Parfums, que contam com fragrâncias de alto padrão como principal atrativo. A perfumaria preparou um catálogo com diversos perfumes de grifes internacionais, com descontos de até 60% para o consumidor garantir a compra, além de diversas ofertas de compre e ganhe.
A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB/CE) promoverá uma ação da Comissão de Defesa do Consumidor, no Terminal da Parangaba (R. Napoleão Quezado, 10 – Parangaba, Fortaleza). Às 19h, a Ordem transmitirá a live “O Superendividamento e a Hipervulnerabilidade do Consumidor Idoso”.
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), promove, entre os dias 10 e 23 de março, a Semana do Consumidor 2023. Este ano, o tema do evento será “Superendividamento: consumidor e crédito responsável”. Além de Fortaleza, a programação prevê a realização de atividade em Maracanaú, Caucaia, Sobral, e presença do Decon Viajante em municípios da Região Norte e Região Sul do Estado. A Semana do Consumidor 2023 contará, também, com apresentação de projetos, palestras, reunião e mesa-redonda voltadas para membros, servidores, estagiários e integrantes do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor
.Nesta terça-feira (14), o Procon Fortaleza divulgou alerta para falsas promoções na Semana do Consumidor, celebrada pelo comércio de 13 a 17/03 (segunda a sexta-feira). O órgão orienta que os consumidores fiquem atentos a mensagens de texto e e-mails recebidos que podem conter, além de vírus, clonagem de dados e golpes de falsos boletos bancários. De acordo com levantamento do Procon, problemas com publicidade enganosa cresceram 58% nos últimos dois anos. Em 2021, foram contabilizados 58 registros, enquanto no ano seguinte (2022), o mesmo problema somou 92 reclamações.
O Procon recomenda que o consumidor realize pesquisa de preços em sites especializados que mostram o comportamento de preços de diversos produtos nos últimos meses. Outra dica é optar pelo pagamento em cartão de crédito, pois, ocorrendo algum problema de oferta não cumprida ou possível fraude em sites, é possível suspender o pagamento via empresa de cartão de crédito. Uma outra boa opção é gerar um cartão de crédito virtual, que tem duração temporária, no aplicativo da operadora de cartão. É uma medida de segurança que pode evitar clonagem de dados do consumidor
15 de março de 2023 às 12:29