Página Interna

Dia do Cinema Brasileiro: 8 filmes para assistir e celebrar a cultura nacional

O 19 de junho é o dia em que celebramos a sétima-arte nacional. Fotos: Reprodução

Neste domingo, 19 de junho, é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. A data celebra o que teria sido o primeiro registro de imagens em movimento no Brasil com o cinematógrafo, nesta mesma data, no ano de 1898.

Hoje em dia, serve como um momento para reconhecer e valorizar toda a riqueza do cinema nacional, em suas inúmeras formas e estilos.

Para celebrar a data, fizemos uma lista com alguns dos filmes que elevaram a sétima arte no nosso país, encantando, divertindo e impressionando plateias no Brasil e mundo afora. Confira!

Central do Brasil (1998)

Dora escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Uma de suas clientes tenta reaproximar o filho do pai. Mas ela morre, e Dora acolhe a criança, partindo em busca do pai. Até então, o último filme brasileiro a ter sido indicado para um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Rendeu ainda uma indicação histórica ao Oscar de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro.

Duração: 1h55m
Direção: Walter Salles
Classificação indicativa: 12 anos
Disponível em: para assinantes no Globoplay e Telecine, e para aluguel no Apple TV+

 

Que Horas Ela Volta? (2015)

Após deixar a filha no interior e passar 13 anos como babá em São Paulo, Val tem estabilidade financeira mas convive com a culpa por não ter criado sua filha, Jéssica. Um telefonema lhe abre uma segunda chance. Vencedor de 6 estatuetas no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, incluindo de Melhor Longa-Metragem de Ficção.

Duração: 1h52m
Direção: Anna Muylaert
Classificação indicativa: 12 anos
Disponível em: para assinantes na Netflix, Globoplay e Telecine, e para aluguel no YouTube, Google Play Filmes e Apple TV+

 

O Auto da Compadecida (2000)

Baseado na obra do grande Ariano Suassuna, o filme conta a história de João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó, o mais covarde dos homens. Eles lutam pelo pão de cada dia e enganam a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba.

Duração: 1h44m
Direção: Guel Arraes
Classificação indicativa: 12 anos
Disponível em: para assinantes no Globoplay, e para aluguel no Apple TV+

 

Bacurau (2019)

Num futuro recente, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Ganhador do Prêmio do Júri do Festival de Cannes, um dos mais importantes do cinema independente. Venceu ainda em 6 categorias no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Duração: 2h11m
Direção: Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles
Classificação indicativa: 16 anos
Disponível em: para assinantes no Globoplay e Telecine, e para aluguel no YouTube, Google Play Filmes e Apple TV+

 

Minha Mãe É Uma Peça (2013)

O filme baseado na peça que colocou o nome de Paulo Gustavo na boca de todos os brasileiros. Na história, Dona Hermínia é uma mãe dedicada, mas os filhos a consideram chata. Desprezada, ela decide passar um tempo na casa de sua tia para desabafar e relembrar o passado.

Duração: 1h24m
Direção: André Pellenz
Classificação indicativa: 12 anos
Disponível em: para assinantes na Netflix, Globoplay e Telecine, e para aluguel no YouTube, Google Play Filmes e Apple TV+

 

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Grande vencedor do Festival de Berlim em 2014, o filme é baseado em um curta-metragem que fez grande sucesso na internet. Leonardo é um adolescente cego que deseja ser independente, e a chegada de um novo aluno na escola, Gabriel, faz o garoto redescobrir sua maneira de ver o mundo.

Duração: 1h36m
Direção: Daniel Ribeiro
Classificação indicativa: 12 anos
Disponível em: para assinantes na Netflix e Telecine, e para aluguel no YouTube, Google Play Filmes e Apple TV+

 

Ó Paí, Ó (2007)

Em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, Dona Joana. Todos tentam encontrar um lugar nos últimos dias do Carnaval, seja trabalhando ou brincando.

Duração: 1h36m
Direção: Monique Gardenberg
Classificação indicativa: 14 anos
Disponível em: para assinantes no Globoplay e gratuitamente no Youtube 

 

Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (2010)

Nessa sequência, Nascimento é afastado do Bope após uma operação que dá errado e vai para a Secretaria de Segurança Pública do Rio. Lá, ele descobre que o sistema é pior do que imagina. Um dos filmes mais vistos da história do cinema brasileiro, somando mais de 11 milhões de espectadores.

Duração: 1h55m
Direção: José Padilha
Classificação indicativa: 16 anos
Disponível em: para assinantes no Amazon Prime Video, Globoplay e Telecine, e para aluguel no YouTube e Google Play Filmes

Topo Logo

Apoio e patrocinio