Dia do Cinema Brasileiro: 8 filmes para assistir e celebrar a cultura nacional
Por Redação 085 - Conexão085
Neste domingo, 19 de junho, é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. A data celebra o que teria sido o primeiro registro de imagens em movimento no Brasil com o cinematógrafo, nesta mesma data, no ano de 1898.
Hoje em dia, serve como um momento para reconhecer e valorizar toda a riqueza do cinema nacional, em suas inúmeras formas e estilos.
Para celebrar a data, fizemos uma lista com alguns dos filmes que elevaram a sétima arte no nosso país, encantando, divertindo e impressionando plateias no Brasil e mundo afora. Confira!
Central do Brasil (1998)
Dora escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Uma de suas clientes tenta reaproximar o filho do pai. Mas ela morre, e Dora acolhe a criança, partindo em busca do pai. Até então, o último filme brasileiro a ter sido indicado para um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Rendeu ainda uma indicação histórica ao Oscar de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro.
Duração: 1h55m
Direção: Walter Salles
Classificação indicativa: 12 anos
Disponível em: para assinantes no Globoplay e Telecine, e para aluguel no Apple TV+
Que Horas Ela Volta? (2015)
Após deixar a filha no interior e passar 13 anos como babá em São Paulo, Val tem estabilidade financeira mas convive com a culpa por não ter criado sua filha, Jéssica. Um telefonema lhe abre uma segunda chance. Vencedor de 6 estatuetas no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, incluindo de Melhor Longa-Metragem de Ficção.
Duração: 1h52m
Direção: Anna Muylaert
Classificação indicativa: 12 anos
Disponível em: para assinantes na Netflix, Globoplay e Telecine, e para aluguel no YouTube, Google Play Filmes e Apple TV+
O Auto da Compadecida (2000)
Baseado na obra do grande Ariano Suassuna, o filme conta a história de João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó, o mais covarde dos homens. Eles lutam pelo pão de cada dia e enganam a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba.
Duração: 1h44m
Direção: Guel Arraes
Classificação indicativa: 12 anos
Disponível em: para assinantes no Globoplay, e para aluguel no Apple TV+
Bacurau (2019)
Num futuro recente, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Ganhador do Prêmio do Júri do Festival de Cannes, um dos mais importantes do cinema independente. Venceu ainda em 6 categorias no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Duração: 2h11m
Direção: Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles
Classificação indicativa: 16 anos
Disponível em: para assinantes no Globoplay e Telecine, e para aluguel no YouTube, Google Play Filmes e Apple TV+
Minha Mãe É Uma Peça (2013)
O filme baseado na peça que colocou o nome de Paulo Gustavo na boca de todos os brasileiros. Na história, Dona Hermínia é uma mãe dedicada, mas os filhos a consideram chata. Desprezada, ela decide passar um tempo na casa de sua tia para desabafar e relembrar o passado.
Duração: 1h24m
Direção: André Pellenz
Classificação indicativa: 12 anos
Disponível em: para assinantes na Netflix, Globoplay e Telecine, e para aluguel no YouTube, Google Play Filmes e Apple TV+
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
Grande vencedor do Festival de Berlim em 2014, o filme é baseado em um curta-metragem que fez grande sucesso na internet. Leonardo é um adolescente cego que deseja ser independente, e a chegada de um novo aluno na escola, Gabriel, faz o garoto redescobrir sua maneira de ver o mundo.
Duração: 1h36m
Direção: Daniel Ribeiro
Classificação indicativa: 12 anos
Disponível em: para assinantes na Netflix e Telecine, e para aluguel no YouTube, Google Play Filmes e Apple TV+
Ó Paí, Ó (2007)
Em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, Dona Joana. Todos tentam encontrar um lugar nos últimos dias do Carnaval, seja trabalhando ou brincando.
Duração: 1h36m
Direção: Monique Gardenberg
Classificação indicativa: 14 anos
Disponível em: para assinantes no Globoplay e gratuitamente no Youtube
Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (2010)
Nessa sequência, Nascimento é afastado do Bope após uma operação que dá errado e vai para a Secretaria de Segurança Pública do Rio. Lá, ele descobre que o sistema é pior do que imagina. Um dos filmes mais vistos da história do cinema brasileiro, somando mais de 11 milhões de espectadores.
Duração: 1h55m
Direção: José Padilha
Classificação indicativa: 16 anos
Disponível em: para assinantes no Amazon Prime Video, Globoplay e Telecine, e para aluguel no YouTube e Google Play Filmes
19 de junho de 2022 às 9:00