Página Interna

Dia de Santo Antônio: a tradição do santo casamenteiro no Ceará

Monumento de Santo Antônio de Barbalha foi entregue em 1º de Abril de 2022. Foto: Helene Santos/Gov. do Ceará.

Muito além dos shows, quadrilhas e quitutes, as festas juninas têm um significado a mais para os religiosos. Neste 13 de junho, comemoramos o Dia de Santo Antônio, um dos padroeiros da igreja católica responsáveis por levar multidões aos tradicionais festejos.

Em todo o país, as celebrações em honra ao santo casamenteiro, além da forte identidade religiosa, ajudam a movimentar o turismo e a economia local, em diversos setores do comércio.

É o caso de Barbalha, na região do Cariri, cuja Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio é reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Neste ano, a expectativa era de 300 mil pessoas nos dias de festividade, que tiveram início ainda em 28 de maio e se encerram em 13 de junho. A programação incluiu decoração típica, cortejo do Pau da Bandeira, trezena de Santo Antônio, quermesses e shows musicais.

Cortejo das 15 noivas de Santo Antônio. Foto: Prefeitura de Barbalha.

Inclui ainda o tradicional casamento coletivo das 15 noivas de Santo Antônio, que aconteceu neste domingo (12) na Igreja Matriz de Barbalha. A tradição, realizada na cidade desde 2016, é inspirada nos casamentos comunitários de Lisboa, terra que Santo Antônio viveu.

Monumento a Santo Antônio

Em 1º de abril, o Governo do Ceará entregou à população da cidade o monumento a Santo Antônio, com uma estátua de 30 metros de altura. O complexo contempla ainda a urbanização do entorno, incluindo uma praça, um mirante e um estacionamento.

Com um investimento de R$ 2,3 milhões, e aproximadamente 10 mil m² de área urbanizada e paisagismo, o complexo está situado em um monte com vista privilegiada para o centro e Igreja Matriz de Barbalha.

Santo Antônio de Caridade

Na região do Sertão de Canindé, outro complexo também está sendo construído em homenagem à devoção do povo cearense a Santo Antônio. Com investimento de R$ 4,2 milhões, o Monumento de Santo Antônio de Caridade está previsto para ser finalizado no início de 2023.

No início de maio de 2022, a obra já estava com cerca de 25% da execução concluída, sendo supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP). A estrutura do novo santuário compreende uma área de aproximadamente 4,4 mil m², localizada no Serrote do Cágado, ponto mais alto da cidade.

O espaço contará com uma estátua do santo alcançando 36 metros de altura, um museu, um mirante, um edifício-base de dois pavimentos, uma capela, pontos comerciais, pátio e calçadão arborizado, além de escadarias, rampas de acesso e um estacionamento com 28 vagas.

Foto: Ascom/SOP

 

 

 

 

 

Topo Logo

Apoio e patrocinio